(Auto)biografia, ciência e arte

diálogos com Oliver Sacks

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59921

Palavras-chave:

(auto)biografia; Olivier Sacks; formação; escolarização.

Resumo

Ideais relacionais entre (auto)biografia, ciência e arte entrecruzam análises de questões de formação da autobiografia de Oliver Sacks (2015), a partir de dois argumentos chaves que organizam as entradas do texto. A primeira descreve, de forma abreviada, aspectos epistemológicos e teórico-metodológicos da pesquisa (auto)biográfica; e a segunda centra-se na análise de questões de formação, escolarização, relações familiares e atuação profissional vividas por Sacks. Objetiva-se situar a bricolagem humana, através de eventos sucessivos experienciados pelo biógrafo, num diálogo entre memórias, aventuras, conflitos, desafios pessoais e profissionais, ao revelar percursos de vida-formação marcados por discursos biográficos da experiência do narrador e dimensões temporais de sua vida-formação.

Biografia do Autor

Elizeu Clementino de Souza, Universidade do Estado da Bahia

Membro do CA-ED/CNPq. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B ? CA-ED/CNPq. Secretário Especial de Relações Internacionais (SERINT/UNEB). Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1989), Graduação em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade Católica do Salvador (1990), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1995), Doutorado Sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação/Universidade de Lisboa e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004), Pós-Doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2012), Pós-doutorado/Estágio Sênior na Universidade de Paris 13-França (2018).

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Publicado

2023-03-30

Edição

Seção

Dossiê ABdC: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida...