Para uma gramática da sala de aula na educação básica

revisitando contribuições da sociologia de Basil Bernstein

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e60451

Palavras-chave:

Basil Bernstein, sala de aula, educação básica

Resumo

Este artigo discute contribuições da teoria sociológica de Basil Bernstein para a compreensão das lógicas internas de funcionamento e organização social da sala de aula na educação básica, a partir de três dimensões interdependentes: a pedagogia, o currículo e o conhecimento escolar. A partir da metodologia do estudo bibliográfico, foram analisadas obras originais do sociólogo em língua inglesa, como também textos traduzidos para o espanhol e o português. As análises indicam que os construtos teóricos do autor, componentes de uma gramática sociológica da sala de aula, contribuem para compreender as lógicas pedagógicas e curriculares, como também sociais e culturais, engendradas nos processos educacionais e sua relação com as desigualdades escolares contemporâneas.

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Biografia do Autor

Marlice de Oliveira e Nogueira, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutorado em Educação pela UFMG. Professora Associada do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto.

 

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Publicado

2025-05-30

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Artigos