Para uma gramática da sala de aula na educação básica
revisitando contribuições da sociologia de Basil Bernstein
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e60451Palavras-chave:
Basil Bernstein, sala de aula, educação básicaResumo
Este artigo discute contribuições da teoria sociológica de Basil Bernstein para a compreensão das lógicas internas de funcionamento e organização social da sala de aula na educação básica, a partir de três dimensões interdependentes: a pedagogia, o currículo e o conhecimento escolar. A partir da metodologia do estudo bibliográfico, foram analisadas obras originais do sociólogo em língua inglesa, como também textos traduzidos para o espanhol e o português. As análises indicam que os construtos teóricos do autor, componentes de uma gramática sociológica da sala de aula, contribuem para compreender as lógicas pedagógicas e curriculares, como também sociais e culturais, engendradas nos processos educacionais e sua relação com as desigualdades escolares contemporâneas.
Downloads
Metrics
Referências
ATKINSON, Paul. From structuralism to discourse: Bernstein’s structuralism. In: SADOVNIK, A. R. Knowledge and pedagogy: the sociology of Basil Bernstein. Norwood: Ablex Publishing Corporation, 1995. p. 83-95.
BERNSTEIN, Basil. Class, code and control. Londres: Routledge & Kegan Paul, 1971.
BERNSTEIN, Basil. Codes, modalities and the process of cultural reproduction: A model. Language and Society, 10, p. 327-363, 1981. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/4167260. Acesso em: 19 maio 2025.
BERNSTEIN, Basil. Classes e Pedagogia: visível e invisível. Cadernos de Pesquisa, n. 49, p. 26-42, 1984.
BERNSTEIN, Basil. Class, Codes and Control. Vol. IV: The Structuring of Pedagogic Discourse, Londres: Routledge, 1990.
BERNSTEIN, Basil. On the Classification and Framing of Educational Knowledge. In: FORQUIN, Jean-Claude. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artmed, 1993. p.85-115
BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico - classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.
BERNSTEIN, Basil. Pedagogia, control simbólico e identidad. Madrid: Ediciones Morata, 1998.
BERNSTEIN, Basil. Vertical and horizontal discourse: An essay. British Journal of Sociology of Education, v. 20, n. 2, p. 157-173, 1999. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1393106. Acesso em: 19 mai 2025.
BERNSTEIN, Basil. Das pedagogias aos Conhecimentos. In: Simpósio Towards a Sociology of pedagogy: The contribution of Basil Bernstein to Research. Lisboa, 2000. Documento interno. Universidade de Lisboa. Departamento de Educação, 2000.
DOMINGOS, Ana Maria; BARRADAS, Helena; RAINHA, Helena; NEVES, Isabel Pestana. A teoria de Bernstein em sociologia da educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1986.
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura - as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artmed, 1993.
FORQUIN, Jean-Claude. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria e Educação, v. 5, p. 28-49, 1992.
FORQUIN, Jean-Claude. As abordagens sociológicas do currículo - orientações teóricas e perspectivas de pesquisa. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 187-198, 1996. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71652. Acesso em: 19 maio 2025.
LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro. UERJ., 1999.
MORAIS, Ana Maria. Basil Bernstein at the Micro Level of the Classroom. British Journal of Sociology of Education, v. 23, n. 4, 2002. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1393312. Acesso em: 19 maio 2025.
NOGUEIRA, Marlice de Oliiveira e. A apropriação do conhecimento em sala de aula: relações com o currículo em uma escola de ensino fundamental. 2004. Dissertação ((Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.
SADOVNIK, Alan R. Knowledge and pedagogy: the sociology of Basil Bernstein. Norwood: Ablex Publishing Corporation, 1995.
SILVA, Tomás Tadeu da. A dialética da interioridade e da exterioridade em Bernstein e em Bourdieu. Revista Teoria e Educação, v. 5, p.133-148, 1992.
TINOCO, Dhienes Charla Ferreira, RIBEIRO; Dayana Serena Barreto; RISSE, Lea Sandra. Comunicação e linguagem na sala de aula: algumas contribuições de Bernstein. In: DEPS, Vera Lúcia (org.). Cognição, cultura e linguagem: uma perspectiva interdisciplinar na educação. Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2018. p. 60-75.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista e-Curriculum

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.