Tutoria Pedagógica e Currículo

Intervenção e Possibilidades de Mentoria no Tempo dos Sujeitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e60934

Palavras-chave:

tutoria; currículo; intervenção pedagógica; práticas contemporâneas.

Resumo

Este artigo é resultado da análise de orientação de uma formação de coordenadores metodológicos de desenho curricular de uma instituição de ensino do sistema S. A proposta pedagógica dessa formação partiu de um modelo remoto sincrônico com situações de aprendizagens híbridas e tutoria pedagógica on-line. O objetivo desse trabalho visou discorrer e refletir sobre a experiência de intervenção de tutoria pedagógica no tempo dos sujeitos. A metodologia empregada baseou-se na abordagem qualitativa, onde se buscou, a partir das narrativas dos sujeitos, dados estes levantados por meio de aplicação de questionários semiestruturados, coletar depoimentos, elementos que subsidiaram a estrutura e a análise desse trabalho. Os sujeitos dessa pesquisa foram profissionais da educação das modalidades da educação profissional e da educação básica. O resultado da investigação delineou na perspectiva de desenvolver uma visão sobre a importância da intervenção pedagógica no tempo de aprendizagem desses sujeitos e o desdobramento de uma mentoria pedagógica sob a perspectiva de práticas contemporâneas.

Biografia do Autor

Maria de Jesus Ferreira César de Albuquerque, Universidade Federal do Amapá (Unifap)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Amapá. Doutora em Educação: Currículo. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Graduação em Geografia.

Elizângela Farias de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário UNIVAG (2004). Especialista em Gestão de Educação Pública (2007), pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Especialista em Transformação Digital na Educação (2022), Universidade Caxias do Sul (UCS) . Mestre em Educação: Currículo (2020), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP. Pesquisadora pelo CNPq (2018-2020).

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Publicado

2023-09-30

Edição

Seção

Dossiê Temático: “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades”