Tutoria Pedagógica e Currículo
Intervenção e Possibilidades de Mentoria no Tempo dos Sujeitos
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e60934Palavras-chave:
tutoria; currículo; intervenção pedagógica; práticas contemporâneas.Resumo
Este artigo é resultado da análise de orientação de uma formação de coordenadores metodológicos de desenho curricular de uma instituição de ensino do sistema S. A proposta pedagógica dessa formação partiu de um modelo remoto sincrônico com situações de aprendizagens híbridas e tutoria pedagógica on-line. O objetivo desse trabalho visou discorrer e refletir sobre a experiência de intervenção de tutoria pedagógica no tempo dos sujeitos. A metodologia empregada baseou-se na abordagem qualitativa, onde se buscou, a partir das narrativas dos sujeitos, dados estes levantados por meio de aplicação de questionários semiestruturados, coletar depoimentos, elementos que subsidiaram a estrutura e a análise desse trabalho. Os sujeitos dessa pesquisa foram profissionais da educação das modalidades da educação profissional e da educação básica. O resultado da investigação delineou na perspectiva de desenvolver uma visão sobre a importância da intervenção pedagógica no tempo de aprendizagem desses sujeitos e o desdobramento de uma mentoria pedagógica sob a perspectiva de práticas contemporâneas.
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