Projeto de Vida na educação

problematizando a relação com o futuro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e60947

Palavras-chave:

projeto de vida, futuro, ensino médio, adultocentrismo

Resumo

Este artigo analisa as relações entre o Projeto de Vida (PV), componente curricular do Ensino Médio, e concepções de futuro, problematizando limites da convocação para projetar a vida. O estudo faz parte de uma pesquisa-intervenção sobre a implantação do PV no Espírito Santo, que inclui estudo de produção bibliográfica e de materiais didáticos e legais acerca do PV, por meio de entrevistas com docentes. O artigo aborda, especialmente, a relação entre PV e as noções de tempo linear, cíclico e de futuro aberto. Problematiza-se a relação entre PV e adultocentrismo, apontando as demandas de um modelo educacional atravessado pelo ideal do adulto-padrão empreendedor. Conclui-se propondo o exercício de pensar o futuro em uma direção descolonizadora, que possibilite uma perspectiva coletiva, de responsabilização e territorialização da história, reposicionando passado, presente e futuro.

Biografia do Autor

Janaína Mariano César, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

É professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ). Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/PPGPSI). Dedica-se à atuação e estudos relacionados aos processos de produção de subjetividade, processos formativos, ética, processos grupais e clínico-institucionais.

Débora de Souza Ferreira Ramos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Rafael Leite Mendonça, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Matheus Magno dos Santos Fim, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Psicólogo formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Mestre em Psicologia Institucional (PPGPSI/UFES), doutorando em Psicologia Institucional (PPGPSI/UFES) e acupunturista formado pela Escola Neijing de Belo Horizonte. Atua como professor universitário e como acupunturista. Como pesquisador realiza pesquisa sobre o cuidado e a humanização na formação médica em consonância com a Análise Institucional no Brasil. Realizou pesquisas na temática do adultocentrismo e políticas públicas destinadas às infâncias no Brasil, sobre a Rede de Saúde Mental Infantojuvenil de Vitória, o Candomblé Angola na Grande Vitória e na área das sexualidades e produção de subjetividades. Também realizou a formação em Fitoterapia e Práticas Integrativas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

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Publicado

2024-12-23

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Artigos