Projeto de Vida na educação
problematizando a relação com o futuro
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e60947Palavras-chave:
projeto de vida, futuro, ensino médio, adultocentrismoResumo
Este artigo analisa as relações entre o Projeto de Vida (PV), componente curricular do Ensino Médio, e concepções de futuro, problematizando limites da convocação para projetar a vida. O estudo faz parte de uma pesquisa-intervenção sobre a implantação do PV no Espírito Santo, que inclui estudo de produção bibliográfica e de materiais didáticos e legais acerca do PV, por meio de entrevistas com docentes. O artigo aborda, especialmente, a relação entre PV e as noções de tempo linear, cíclico e de futuro aberto. Problematiza-se a relação entre PV e adultocentrismo, apontando as demandas de um modelo educacional atravessado pelo ideal do adulto-padrão empreendedor. Conclui-se propondo o exercício de pensar o futuro em uma direção descolonizadora, que possibilite uma perspectiva coletiva, de responsabilização e territorialização da história, reposicionando passado, presente e futuro.
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