Ser e tornar-se professor em contexto de indução
relações entre ensino, pesquisa e extensão
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e60977Palavras-chave:
indução docente, professor iniciante, extensão universitária, pesquisa-formaçãoResumo
O artigo traz à discussão narrativas de professores iniciantes que participaram de uma pesquisa-formação como estratégia de indução docente. Objetivou compreender quem são esses professores, os sentidos sobre ser e tornar-se professor durante a pesquisa-formação e as relações entre ensino, pesquisa e extensão que atravessaram esse processo. Metodologicamente, se orienta pela pesquisa narrativa enquanto atividade (auto)biográfica e, teoricamente, se apoia nas ideias de Cochran-Smith (2012); Cruz e Lahtermaher (2022), Moita e Andrade (2009), entre outros. As narrativas indicaram sentidos de encontros, buscas e partilhas possibilitadas pela pesquisa-formação, bem como interligações com a realidade social, a construção do conhecimento e a relação com a universidade na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Referências
ABREU, Sandra Cristina Souza Reis. Universidade e Escola Básica: o papel da extensão universitária na formação de professoras e professores em educação científica. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Carlos, São Paulo, 2015.
ALARCÃO, Isabel; ROLDÃO, Maria do Céu. Um passo importante no desenvolvimento profissional dos professores: o ano de indução. Form. Doc., v. 6, n. 11, p. 109-126, 2014. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/108. Acesso em: 23 mar. 2021.
ANDRÉ, Marli. Professores iniciantes: egressos de programas de iniciação à docência. Revista Brasileira de Educação, v. 23, p. 1-20, e230095, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/BY5fzpxPtrsBp5gbhXYJcfj/abstract/?lang=pt. Acesso em: 13 abr. 2020.
CRUZ, Giseli Barreto; COSTA, Elana Cristiana dos Santos; PAIVA, Marilza Maia de Souza; ABREU, Teo Bueno de. Indução docente em revisão: sentidos concorrentes e práticas prevalecentes. Cadernos de Pesquisa, v. 52, e09072, 2022. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9072. Acesso em: 13 abr. 2023.
CRUZ, Giseli Barreto da; PAIVA, Marilza; LONTRA, Viviane. A narrativa (auto)biográfica como dispositivo de pesquisa-formação na indução profissional docente. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 6, n. 19, p. 956-972, 24 dez. 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/12666. Acesso em: 12 ago. 2022.
CRUZ, Giseli Barreto da; FARIAS, Isabel Maria Sabino; HOBOLD, Márcia de Souza. Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades. Revista Eletrônica de Educação, v. 14, pp. 1-15, jan./dez. 2020. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4149. Acesso em: 22 dez. 2021.
CRUZ, Giseli Barreto da. LAHTERMAHER, Fernanda. Perspectivas de indução docente: possibilidades às tensões e aos desafios de professores em inserção profissional. In: MARCELO GARCIA, Carlos; MARCELO MARTÍNEZ, Paula (coord.). Empezar com buen pie. Experiencias de programas de inducción y acompañamiento a docientes de nuevo ingreso. Octaedro, 2022. p. 75-96.
BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2012.
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
COCHRAN-SMITH, Marilyn. A tale of two teachers: learning to teach over time. Kappa Delta Pi Record, v. 48, p. 108-122, jul/set. 2012. Disponível em: https://bit.ly/3NGzxDx. Acesso em: 12 set. 2020.
COSTA, José Fernando Andrade. Articulação entre pesquisa, ensino, extensão: um desafio que permanece. Rev. Ciênc. Ext. v.14, n. 2, p. 9-19, 2018. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1970. Acesso em: 23 fev. 2019.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, Michael. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa; tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores. 2. ed. Uberlândia: UFU, 2015.
DELORY-MOMBERGER, Christine. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 1, n. 1, p. 133-147, 11, 2016. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2526. Acesso em: 31 maio 2020.
FORPROEX. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. I Encontro Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Conceito de extensão, institucionalização e financiamento. UNB, Brasília, 04 e 05 de novembro de 1987.
JOSSO, Marie Christine. Experiência de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
JOSSO, Marie Christine. As figuras de ligação nos relatos de formação: ligações formadoras, deformadoras e transformadoras. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 373-383, maio/ago. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000200012. Acesso em: 12 jul. 2021.
LIMA, Emília de Freitas; CORSI, Adriana Maria; MARIANO, André Luiz Sena; MONTEIRO, Hilda Maria; Pizzo, Silvia Vilhena; ROCHA, Giseli Antunes; SILVEIRA, Maria de Fátima Lopes. Sobrevivendo ao início da carreira docente e permanecendo nela. Como? Por quê? O que dizem alguns estudos. Educação & Linguagem, Ano 10, n. 15, p.138-160, jan./jun. 2007. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/229050503.pdf. Acesso em: 20 jan. 2022.
LONGAREZI, Andréa Maturano; SILVA, Jorge Luiz da. Pesquisa-formação: um olhar para sua constituição conceitual e política. Revista Contrapontos – Eletrônica, v. 13, n. 3, p. 214-225, set-dez, 2013. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/4390. Acesso em: 17 nov. 2019.
MARCELO GARCIA, Carlos. Estrutura Conceptual da Formação de professores. In: MARCELO GARCIA, Carlos. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Lisboa: Porto Editora. 1999, p. 17-33.
MAUÉS, Olgaíses. Reformas internacionais da educação e formação de professores. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 89 - 117, mar. 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000100005. Acesso em: 14 jul. 2020.
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro; ANDRADE, Fernando Cézar Bezerra de. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação v. 14, n. 41 maio/ago. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000200006. Acesso em: 17 jan. 2020.
NOZAKI, Joice Mayumi. Os significados e as implicações da Extensão Universitária na Formação Inicial e na Atuação Profissional em Educação Física. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012.
OLIVEIRA, Fernanda; GOULART, Patrícia Martins. Fases e Faces da Extensão Universitária: rotas e concepções. Revista Ciência em Extensão, Unesp, SP, v. 11, n. 3, 2015. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1225. Acesso em: 25 jun. 2022.
RODRIGUES, Roberta Pereira de Paula. (Dis) Posições para a Formação Docente: um olhar sobre a Formação de Professores e a extensão universitária no contexto do curso de Pedagogia da UFRJ. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
SANTOS, Boaventura Sousa. A universidade no século XXI. São Paulo: Cortez, 2004.
SANTOS, Marcos Pereira dos. A extensão universitária como “laboratório” de ensino, pesquisa científica e aprendizagem profissional: um estudo de caso com estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia de uma faculdade particular do Estado do Paraná. Extensio. Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, v. 11, n. 18, p. 36-52, 2014. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6184534. Acesso em: 28 maio 2021.
SARTI, Flavia Medeiros. Leitura profissional docente em tempos de universitarização do magistério das séries iniciais. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
VAILLANT, Denise. La inserción del profesorado novel en américa latina: hacia la integralidad de las políticas. Profesorado: Revista de Currículum y Formación del Professorado, v. 25, n. 2, p. 79-97, jul. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.30827/profesorado.v25i2.18442. Acesso em: 20 mar. 2022.
VEENMAN, Simon. Perceived Problems of Beginning Teachers. Review of Educational Research, v. 54, n. 2, p. 143-178, 1984. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.3102/00346543054002143. Acesso em: 20 mar. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.