Redes sociais e a divulgação científica na perspectiva dos alunos de graduação em Direito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61192

Palavras-chave:

plataformas digitais, divulgação científica, curso de Direito, educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender as percepções dos discentes de graduação em Direito sobre a temática de divulgação científica (DC) e sua utilização como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem. Baseia-se em uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo quanto aos procedimentos e do tipo estudo de caso para verificar o comportamento dos discentes em relação à DC. Como instrumentos de coleta de dados foi utilizado o levantamento bibliográfico e aplicação de questionários on-line pelo Google Forms, os quais foram posteriormente analisados e organizados segundo o método de análise de conteúdo de Bardin (2011). A pesquisa aponta que o uso das redes sociais pode amplificar a informação científica quando utilizada para a divulgação científica, independentemente da segmentação da rede.

Biografia do Autor

Vanessa Andriani Maria, Universidade Tiradentes

Doutora em Educação UNIT/SE; Mestre em Ciência e Tecnologia Agroindustrial  UFPel/RS; Graduada em Formação Pedagógica em Pedagogia UNIASSELVI/RS , Direito ULBRA/RS e Agronomia UFSM/RS. É Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura ( GETIC/UNIT/CNPq).

Cristiane de Magalhães Porto, Universidade Tiradentes

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade ? UFBA. Mestrado em Letras e Linguística - UFBA. Pós-Doutora em Educação ? Proped ? UERJ. Atualmente, é pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa ? SE. É professora Titular da Universidade Tiradentes ? UNIT, onde atua como docente do Programa de Pós-Graduação, atua como editora científica desta Instituição. Como Pesquisadora de Bolsa Produtividade do CNPq fez parte do Comitê de Assessoramento de Divulgação Científica junto ao CNPq (2018-2021), onde atuou como coordenadora (2020-2021). Membro Titular da Câmara Básica de Assessoramento de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes da FAPITEC/SE(2022-2024). Tem experiência na área multidisciplinar, principalmente, nas disciplinas Metodologia da Pesquisa, Metodologia da Pesquisa em Educação, Cultura Científica e Leitura e Produção de Texto Científico e Comunicação Científica, em nível de graduação e pós-graduação. Líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/CNPq) e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas digitais (UFBA/CNPq). Atualmente está com pós-doutorado em andamento (FACED/UFBA). Dedica-se ao estudo de Cibercultura, disseminação e divulgação da ciência em suporte on-line e impresso. Desde 2013 está como diretora da Editora Universitária Tiradentes - SE. Foi Diretoria da Abeu Regional Nordeste de junho de 2020 a junho de 2021. Tem atuado, principalmente, nos temas: Divulgação Científica, Cibercultura, Educação e Comunicação, Cultura e Memória, Edição e Produção Científica

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2024-05-09

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Artigos