Redes sociais e a divulgação científica na perspectiva dos alunos de graduação em Direito
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61192Palavras-chave:
plataformas digitais, divulgação científica, curso de Direito, educaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo compreender as percepções dos discentes de graduação em Direito sobre a temática de divulgação científica (DC) e sua utilização como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem. Baseia-se em uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo quanto aos procedimentos e do tipo estudo de caso para verificar o comportamento dos discentes em relação à DC. Como instrumentos de coleta de dados foi utilizado o levantamento bibliográfico e aplicação de questionários on-line pelo Google Forms, os quais foram posteriormente analisados e organizados segundo o método de análise de conteúdo de Bardin (2011). A pesquisa aponta que o uso das redes sociais pode amplificar a informação científica quando utilizada para a divulgação científica, independentemente da segmentação da rede.
Referências
Abreu, Luciana; Massi, Luciana; Queiroz, Salete. Textos de divulgação científica no ensino superior de química. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Atas...Florianópolis/SC, p. 156-167, 2007.
Albagli, Sarita. Divulgação científica: informação científica para cidadania. Ciência da informação, v. 25, n. 3, 1996. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/639/643. Acesso em: 08 out. 2022.
Alves, Lynn; Torres, Velda; Neves, Isa; Fraga, Giulia. Tecnologias digitais nos espaços escolares: um diálogo emergente. In: Ferraz, Obdália (org.). Educação, (multi)letramentos e tecnologias: tecendo redes de conhecimento sobre letramentos, cultura digital, ensino e aprendizagem na cibercultura. Salvador: EDUFBA, 2019. p. 117-139.
Amaral, Fernanda; Juliani, Jordan. Diálogo entre comunicação e divulgação científica: reflexões para o desenvolvimento de habilidades em competência crítica da informação. BIBLOS, Rio Grande, v. 34, n. 1, p. 17, 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11284. Acesso em: 08 out. 2022.
Andrade, Maria de. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Anjos, Cleriston Izidro dos; Francisco, Deise Juliana. Educação Infantil e Tecnologias Digitais: reflexões em tempos de pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 125-146, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/79007/45378. Acesso em: 2 jul. 2023.
Alvim Netto, Antônio de Oliveira. Novas tecnologias & Universidade: da didática tradicionalista à inteligência artificial: desafios e armadilhas. Petrópolis: Vozes, 2005.
Araújo, Ronaldo Ferreira de. Cientometria 2.0, visibilidade e citação: uma incursão altmétrica em artigos de periódicos da ciência da informação. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA E CIENTOMETRIA, 4., 2014, Recife. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2014/05/pdf_7e02bbbf55_0014387.pdf. Acesso em: 22 maio 2023.
Bardin, Laurence. Análise do conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
Bévort, Evelyne; Belloni, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Educ. Soc., Campinas, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez. 2009.
Borba, Marcelo, Penteado, Míriam. Informática e Educação Matemática 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 13 maio 2023.
Bueno, Wilson Costa. Jornalismo científico: revisitando o conceito. In: Victor, Cilene; Caldas, Graça; Bortoliero, Simone. (orgs.). Jornalismo científico e desenvolvimento sustentável. São Paulo: All Print, 2009. p. 157-78.
Bustamante, Javier. Poder comunicativo, ecossistemas digitais e cidadania digital. In: Silveira, Sérgio A. (org.). Cidadania e redes digitais. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil: Maracá – Educação e Tecnologias, 2010. p. 11-35.
Caldas, Graça. Mídia, Educação Científica e Cidadania: a experiência das revistas Eureca e ABC das Águas. In: Pinto, G. A. (ed.). Divulgação científica e práticas educativas. Curitiba: CRV, 2010. p. 24-36.
Carlos, Antonio; Vianna, Sylmara, Junior; Pedro Colombo. Divulgação Científica e Mídias Digitais: algumas reflexões. Revista Triângulo, v. 15, n. 2, ago. 2022. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6293. Acesso em: 24 set. 2023.
Conceição, Verônica dos Santos; Chagas, Alexandre. O pesquisador e a divulgação científica em contexto de cibercultura e inteligência artificial. Acta Scientiarum. Education, v. 42, e52879, 2020. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/52879. Acesso em: 28 out. 2023
Cunha, Márcia. Divulgação científica: diálogos com o ensino de Ciências. Curitiba: Appris, 2019.
Castro, Maristela. A formação do jurista brasileiro: entre a litigância excessiva e a insuficiência de modelos compositivos. 2018. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
Costa, Júlia; Glück, Eduardo. Digital image: between scientific dissemination and social networks. Fórum Linguístico, v. 8, p. 5796-5811, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/67601/3/2022_tcc_gfsduarte.pdf. Acesso em: 26.out. 2023
França, Andressa. Divulgação científica no Brasil: espaços de interatividade na Web. São Carlos: UFSCar, 2015.
Giardelli, Gil. Você é o que você compartilha: e-agora: como aproveitar as oportunidades de vida e trabalho na sociedade em rede. São Paulo: Gente, 2012.
Gonçalves, Márcio. Contribuições das mídias sociais digitais na divulgação científica. In: Pinheiro, Lena Vania Ribeiro Pinheiro; Oliveira, Eloísa da Conceição Príncipe de (orgs.). Múltiplas facetas da comunicação e divulgação científicas: transformações em cinco Séculos. Brasília: Ibict, 2012. p. 168-187.
Lordêlo, Fernanda; Porto, Cristiane Magalhães. Divulgação científica e cultura científica: Conceito e aplicabilidade. Rev. Ciênc. Ext. v.8, n.1, p.18, 2012. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/515. Acesso em: 24 set. 2022.
Maria, Vanessa Andriani. Porto, Cristiane Educação, comunicação e interatividade no contexto da cibercultura. Revista Cocar, v.17, n.35, p. 1-17, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5641. Acesso em: 25 nov. 2022.
Massarani, Luisa; Moreira, Ildeu de Castro; Brito, Fatima. Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, 2002.
Massarani, Luisa; Moreira, Ildeu de Castro. Science communication in Brazil: A historical review and considerations about the current situation. Anais da Academia Brasileira de Ciencias, v. 88, n. 3, p. 1577-1595, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aabc/a/nSpmh5yjJkNRmbhgRkvKFTB/?lang=en. Acesso em: 24 ago. 2022
Mateus, Wagner; Gonçalves, Carolina. Discutindo a divulgação científica: o discurso e as possibilidades de divulgar ciência na Internet. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, v. 5, n. 9, p. 29-43, 2012. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/45. Acesso em: 25 jan. 2021.
Mendes, Elaine; Santos, Luciana. Aprender a aprender novas maneiras de ensinar. RECITE – Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação, Rio de Janeiro, v. 05, n. especial, 2020. Disponível em: https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/142. Acesso em: 31. out. 2022.
Moran, José. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. In: Yaegashi, Solange e outros (org.). Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017. p. 40-56.
Nóvoa, António; Alvim, Yara Cristina. Os professores depois da pandemia. Educação & Sociedade, Campinas, v. 42, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mvX3xShv5C7dsMtLKTS75PB/241. Acesso em: 2 jul. 2023
Oliveira, Lia. Mediação docente e distância transacional: uso do facebook num mestrado em regime misto (b-learning). Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 14, n. 04, p. 1484-1498, out./dez.2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/28477. Acesso em: 13 fev. 2021
Oliveira, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2008.
Porto, Cristiane de M. Impacto da internet na difusão da cultura científica brasileira: as transformações nos veículos e processos de disseminação e divulgação científica. 2010. Tese (Doutorado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.
Queiroz, Daiane de; Tassigny, Mônica Mota. Desafios e perspectivas das novas tecnologias no ensino jurídico à luz da resolução nº 5/2018 – DCN do curso de direito. Revista Em Tempo, v. 20, n. 1, nov. 2020. Disponível em: https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/3198. Acesso em: 02 jul. 2023.
Ribeiro, Renata; Kawamura, Maria Regina. Divulgação científica e ensino de física: intenções, funções e vertentes. In: ATAS DO X ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, Londrina: Sociedade Brasileira de Física, 2006.
Rocha, Marcelo Borges. O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciências. R.B. E. C. T., v. 5, n. 2, p. 47-68, 2012. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1263. Acesso em: 24 mar. 2019.
Rocha, Mariana; Massarani, Luisa; Pedersoli, Constanza. La divulgación de la ciência em América Latina: términos, definiciones y campo académico. In: Massarani, Luisa; Rocha, Mariana. Aproximaciones a la investigación en divulgación de la ciencia en América Latina a partir de sus artículos académicos. Rio de Janeiro: Fiocruz - COC, 2017. Disponível em: https://static1.squarespace.com/static/5f524043e55fb97cf38acc79/t/5fc818f4d6e0cc37e32f28 d2/1606949154561/Aproximaciones_a_la_investigacion_en_div.pdf. Acesso em: 18 maio 2023.
Terrazzan, Eduardo; Gabana, Marciela. Um estudo sobre o uso de atividade didática com texto de divulgação científica em aulas de física. In: IV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2003, Atas... Bauru/SP, p. 1-19, 2003.
Valerio, Palmira; Pinheiro, Lena. Da comunicação científica à divulgação. TransInformação, Campinas, 20, n. 2, p. 159-169, maio/ago., 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/jXWgggxgBhXfsT57JDVbghp/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22 abr. 2024
Zamboni, Lílian Márcia. Cientistas, jornalistas e a divulgação científica: subjetividade e heterogeneidade no discurso da divulgação científica. São Paulo: Autores Associados, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.