Currículo Base do Território Catarinense para o Ensino Médio
implicações sobre a Formação das Juventudes e o Trabalho Docente
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61320Palavras-chave:
contrarreforma do Ensino Médio, Currículo Base do Território Catarinense para o ensino Médio, formação das juventudes, trabalho docenteResumo
Este artigo objetiva analisar elementos do Currículo Base do Território Catarinense para o Ensino Médio (CBTCEM) a partir da problemática: Quais as implicações do CBTCEM na precarização da formação das juventudes e do trabalho docente? Amparou-se em uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, interpretativo e analítico, empregando procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental. Tem entre os referenciais teóricos Thiesen (2021) e Frigotto e Ramos (2016). Identificamos que o CBTCEM foi elaborado e aprovado de forma aligeirada, e sua composição ultraflexível reduz significativamente a Formação Geral ao ofertar itinerários formativos que, pela sua estruturação, precarizam a formação das juventudes e o trabalho docente.
Referências
BDSC entrevista Secretário de Estado da Educação. 2023. vídeo (13m). Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/11413061/. Acesso em: 11 mar. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm#:~:text=L9394&text=Estabelece%20as%20diretrizes%20e%20bases%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20nacional.&text=Art.%201%C2%BA%20A%20educa%C3%A7%C3%A3o%20abrange,civil%20e%20nas%20manifesta%C3%A7%C3%B5es%20culturais. Acesso em: 23 ago. 2020.
BRASIL. Lei n.º 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 11 mar. 2023.
BRASIL. Lei n.º 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e n.º 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-lei n.º 5.452, de 1.º de maio de 1943, e o Decreto-lei n.º 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei n.º 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, DF, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 11 mar. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília, DF, 2018a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensinomedio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 23 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n.º 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF, 2018b. Disponível em: https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/2635. Acesso em: 23 ago. 2020.
CONTRERAS, José. A autonomia perdida: proletarização dos professores. In: CONTRERAS, José. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002. p. 31-52.
FRIGOTTO, Gaudêncio; MOTTA, Vânia Cardoso da. Por que a urgência da Reforma do Ensino Médio? Medida Provisória nº 746/2016 (Lei nº 13.415/2017). Educ. Soc., Campinas, v. 38, n. 139, p. 355-372. abr/jun. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v38n139/1678-4626-es-38-139-00355.pdf. Acesso em: 11 jan. 2021.
FRIGOTTO, Gaudêncio; RAMOS, Marise Nogueira. Medida Provisória 746/2016: a Contra-Reforma do Ensino Médio do Golpe de Estado de 31 de agosto de 2016. Revista HISTEDBR [on-line], Campinas, n. 70, p. 30-48, dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8649207. Acesso em: 16 out. 2021.
GOMES, Isadora Dias; SILVA, Lorena Brito da; SILVA, Alexsandra Maria Sousa; PASCUAL, Jesus Garcia; COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues; XIMENES, Verônica Morais. O social e o cultural na perspectiva histórico-cultural: tendências conceituais contemporâneas. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 22, n. 3, set./dez. 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682016000300016. Acesso em: 16 out. 2021.
MARTINI, Tatiane Aparecida. Percepções docentes acerca da implementação da contrarreforma do Ensino Médio em Santa Catarina: um estudo e partir da formação continuada de professores. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto Federal Catarinense – Camboriú, 2021.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Conselho Estadual de Educação. Currículo Base do Território Catarinense para o Ensino Médio. Caderno 1. 2021. Disponível em: http://www.cee.sc.gov.br/index.php/curriculo-base-do-territorio-catarinense. Acesso em: 16 out. 2021.
SILVA, Monica Ribeiro da. A BNCC da Reforma do Ensino Médio: o resgate de um empoeirado discurso. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, p. 1-15, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S010246982018000100301&lng=pt&nrm=isso. Acesso em: 23 ago. 2020.
THIESEN, Juares da Silva. Currículo Base do Território Catarinense: tendência ao apagamento da Proposta Curricular do Estado considerada patrimônio dos educadores. Revista Brasileira do Ensino Médio, Ipojuca, v. 4, p. 4-13, ago. 2021. Disponível em: https://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/118. Acesso em: 16 out. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.