Currículo Base del Territorio de Santa Catarina para la Enseñanza Secundaria

implicaciones en la Formación de Jóvenes y el Trabajo Docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61320

Palabras clave:

contra reforma de la Enseñanza Secundaria, Currículo Base del Territorio de Santa Catarina para la Enseñanza Secundaria, formación de jóvenes, trabajo docente

Resumen

Este artículo tiene como objetivo analizar elementos del Currículo Base del Territorio de Santa Catarina para la Enseñanza Secundaria (CBTCEM), a partir del problema: ¿Cuáles son las implicaciones del CBTCEM en la precariedad de la formación y el trabajo docente de los jóvenes? Se ha amparado en un enfoque cualitativo, con carácter descriptivo, interpretativo y analítico, utilizando procedimientos de investigación bibliográfica y documental. Ha entre los referentes teóricos Thiesen (2021) y Frigotto y Ramos (2016). Identificamos que el CBTCEM se hubo elaborado y aprobado de manera acelerada, la composición altamente flexible significativamente reduce la educación general al ofrecer itinerarios de formación que, por su estructuración, debilitan la formación de los jóvenes y el trabajo docente.

Biografía del autor/a

Tatiane Aparecida Martini, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Linha de pesquisa: Sujeitos, Processos Educativos e Docência (SUPED). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE/UFSC). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Camboriú, Linha de Pesquisa: Processos Formativos e Políticas Educacionais. Licenciada em História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI, 2010). Participante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos (GEPEFOPPE/IFC). Tem experiência na área de Educação atuando como professora de História na Educação Básica. Atualmente é professora de História da Rede Municipal de Ensino de Joinville - SC.

Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste (1997), mestrado em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Joaçaba (2009) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Exerceu a função de Integradora de Ensino Médio e Profissional na Gerência de Educação de São Miguel do Oeste no período de 2005 à 2007 e de Supervisora de Educação Básica e Profissional nos anos de 2008 e 2009. De 2016 a 2018 coordenou o processo de elaboração da proposta de criação do Programa de Pós-graduação em Educação do IFC (PPGE-IFC), o qual foi aprovado pela CAPES em 2018.Atualmente é professora nos cursos de licenciatura e no Mestrado em Educação. Coordena o PPGE-IFC desde dezembro de 2018. Realiza pesquisas nas seguintes áreas: Políticas Públicas de Educação, Educação Profissional, Ensino Médio e Formação de Professores. É membro e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Processos Educativos do Instituto Federal Catarinense e membro do Grupo de Pesquisa EMpesquisa - Ensino Médio em Pesquisa.

Citas

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Publicado

2024-05-31

Número

Sección

Artigos