Análise das Legislações Curriculares de Formação Inicial de Professores na Perspectiva do TPACK
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61377Palavras-chave:
TPACK, formação docente, Resoluções CNE/CP, Deliberação CEESP, ; diretrizes curricularesResumo
O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) é um desafio para professores que buscam adaptar sua prática às mudanças provocadas pelas tecnologias. Diante disso, este artigo, de abordagem qualitativa, com delineamento de pesquisa documental, tem como objetivo analisar documentos que estabelecem diretrizes curriculares nacionais e estaduais paulistas para cursos de Licenciatura acerca da formação inicial para a utilização das TDIC, na perspectiva do Conhecimento Pedagógico e Tecnológico do Conteúdo (TPACK). Como o TPACK contempla os conhecimentos necessários à prática docente com tecnologia, estudos que o abordem podem orientar a formação docente. Os resultados mostram que, entre os documentos analisados, apenas as Resoluções CNE/CP 2/2015 e 2/2019 contemplam todos os conhecimentos do TPACK, mas sem a intenção explícita de formar professores para o uso das TDIC.
Referências
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 2013.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n.º 1/2006. Institui diretrizes curriculares para o curso de graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília, DF: CNE, 2006.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n.º 2/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: CNE, 2015.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2019a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 15 mar. 2021.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n.º 2/2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF: CNE, 2019b.
CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. Tutorial para uso do software IRaMuTeQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). Florianópolis: LACCOUFSC, 2013. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/Tutorial%20IRaMuTeQ%20em%20portugues_17.03.2016.pdf. Acesso em: 6 mar. 2021.
CASTELLS, Manuel. A obsolescência da educação. Dirigido por Marcio Reolon. Porto Alegre/São Paulo: Fronteiras do Pensamento, 2013. 4min14s Vídeo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eb0cNrE3I5g. Acesso em: 19 jul. 2023.
CIBOTTO, Rosefran Adriano Gonçales; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato. TPACK – Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo: uma revisão teórica. Imagens da Educação, Maringá, v. 7, n. 2. p. 11-23, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/34615/pdf. Acesso em: 1 ago. 2020.
COLL, César; MAURI, Teresa; ONRUBIA, Javier. A incorporação das tecnologias da informação e da comunicação na educação. In: COLL, César; MONEREO, Carles (orgs.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 66-93.
COLL, César; MONEREO, Carles. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: COLL, César; MONEREO, Carles (orgs.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 15-46.
GARCIA, Tânia Cristina Meira; MORAIS, Ione Rodrigues Diniz; ZAROS, Lilian Giotto; RÊGO, Maria Carmem Freire Diógenes. Ensino remoto emergencial: proposta de design para a organização de aulas. Natal: SEDIS/UFRN, 2020.
GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: Unesco, 2019. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000367919/PDF/367919por.pdf.multi. Acesso em: 15 mar. 2021.
GATTI, Bernardete Angelina; NUNES, Marina Muniz Rossa. A formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/textos_fcc/arquivos/1463/arquivoAnexado.pdf. Acesso em: 15 mar. 2021.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2012.
KOEHLER, Matthew J.; MISHRA, Punya; ALCAOGLU, Mete; ROSENBERG, Joshua M. The technological pedagogical content knowledge framework for teachers and teacher educators. In: KOEHLER, Matthew J.; MISHRA, Punya; ALCAOGLU, Mete; ROSENBERG, Joshua M. ICT integrated teacher education: a resource book. New Delhi: CEMCA, 2013. p. 2-7. Disponível em: https://www.cemca.org/ckfinder/userfiles/files/ICT%20teacher%20education%20Module%201%20Final_May%2020.pdf. Acesso em: 22 mar. 2023.
LEITE, Nahara Morais; LIMA, Elidiane Gomes Oliveira de; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Os professores e o uso de tecnologias digitais nas aulas remotas emergenciais, no contexto da pandemia da Covid-19 em Pernambuco. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnologia Iberoamericana, Recife, v. 11, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/248154. Acesso em: 17 mar. 2021.
LIMA, Vanda Moreira Machado. Formação do professor polivalente e os saberes docentes: um estudo a partir de escolas públicas. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew J. Technological pedagogical content knowledge: a framework for teacher knowledge. Teachers College Recort, New York, v. 108, n. 6, p. 1017-1054, 2006. Disponível em: http://one2oneheights.pbworks.com/f/MISHRA_PUNYA.pdf. Acesso em: 24 fev. 2020.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Revista do Centro de Educação da UFSM, Santa Maria, v. 29, n. 2, p. 33-49. 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3838. Acesso em: 8 mar. 2020.
PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante; RUFINO, Daiane Rose Freitas; CRUZ, Weslania Silva da. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na prática do Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia. Revista EDaPECi, São Cristóvão, v. 17, n. 2, p. 224-237, maio/ago. 2017. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/6270. Acesso em: 24 mar. 2023.
SÃO PAULO (Estado). Deliberação CEE n.º 154/2017. Dispõe sobre alteração da Deliberação n.º 111/2012. São Paulo: Conselho Estadual de Educação, 2017. Disponível em: http://www.ceesp.sp.gov.br/ceesp/textos/2017/651-06%20Delib-154-17-Indic-160-17-.pdf. Acesso em: 6 mar. 2021.
SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristovão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, Rio Grande, v. 1, n. 1, p. 1-15, jul. 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351/0. Acesso em: 6 mar. 2021.
SHULMAN, Lee S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Thousand Oaks, California, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Pesquisa e Ação Educacional, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 196-229, 2014. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293. Acesso em: 11 abr. 2021.
SOUSA, Sidnei de Oliveira; TERÇARIOL, Adriana Aparecida Lima; GITAHY, Raquel Rosan Christino. Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo: construção de conceitos e habilidades didáticas. Perspectiva, Florianópolis, v. 35, p. 1215-1239, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2017v35n4p1215. Acesso em: 23 nov. 2021.
VALENTE, José Armando. A espiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. 2005. 232 f. Tese (Livre-docência) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005. Disponível em: https://www.repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/857072. Acesso em: 23 mar. 2023.
VALENTE, José Armando. Inovação nos processos de ensino e de aprendizagem: o papel das tecnologias digitais. In: VALENTE, José Armando; FREIRE, Fernanda Maria Pereira; ARANTES, Flávia Linhalis. Tecnologia e educação: passado presente e o que está por vir. Campinas: Unicamp/NIED, 2018. p. 17-41. Disponível em: https://odisseu.nied.unicamp.br/wp-content/uploads/2018/11/Livro-NIED-2018-final.pdf. Acesso em: 6 mar. 2021.
ZAPPELLINI, Marcelo Beckert; FEUERSCHÜTTE, Simone Ghisi. O uso da triangulação na pesquisa científica brasileira em administração. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 241-273, abr./maio/jun. 2015. Disponível em: https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/238. Acesso em: 14 set. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.