Análise das Legislações Curriculares de Formação Inicial de Professores na Perspectiva do TPACK

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61377

Palavras-chave:

TPACK, formação docente, Resoluções CNE/CP, Deliberação CEESP, ; diretrizes curriculares

Resumo

O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) é um desafio para professores que buscam adaptar sua prática às mudanças provocadas pelas tecnologias. Diante disso, este artigo, de abordagem qualitativa, com delineamento de pesquisa documental, tem como objetivo analisar documentos que estabelecem diretrizes curriculares nacionais e estaduais paulistas para cursos de Licenciatura acerca da formação inicial para a utilização das TDIC, na perspectiva do Conhecimento Pedagógico e Tecnológico do Conteúdo (TPACK). Como o TPACK contempla os conhecimentos necessários à prática docente com tecnologia, estudos que o abordem podem orientar a formação docente. Os resultados mostram que, entre os documentos analisados, apenas as Resoluções CNE/CP 2/2015 e 2/2019 contemplam todos os conhecimentos do TPACK, mas sem a intenção explícita de formar professores para o uso das TDIC.

Biografia do Autor

Francisco Nunes Pessoa, Universidade do Oeste Paulista

Mestre em Educação. Professor da Educação Básica na Prefeitura Municipal de Garça. É membro do Grupo de Pesquisa Grupo de Estudos e de Pesquisa em Especificidades da Docência na Educação Infantil (GEPEDEI) da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp/Câmpus de Marília. Tem experiência como professor da Educação Básica da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, atuando em temas de pesquisa como: TPACK, TDIC e formação docente.

Monica Fürkotter, Universidade do Oeste Paulista

Doutora em Ciências (Matemática). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

Sidinei de Oliveira Sousa, Universidade do Oeste Paulista

Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Licenciado em Informática pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2008). Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2010). Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2015). Atualmente é professor no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e na Faculdade de Informática de Presidente Prudente FIPP/UNOESTE. Lotado no programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UNOESTE como Professor Permanente. Integrante dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias (vice-líder) e Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologias para EAD (participante). Atua nas linhas de pesquisa de Metodologias ativas em processos educativos na perspectiva deweyana; Utilização de Serious Games e Gamificação na educação; Blended Learning com foco na sala de aula invertida; Estratégias Ativas de aprendizagem com apoio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).

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Publicado

2024-05-31

Edição

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Artigos