Fake News e Currículo

Percepções dos Professores de Língua Portuguesa do Território de Identidade Vale do Jiquiriçá/Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61394

Palavras-chave:

fake news, educação básica, estratégias curriculares, professores de língua portuguesa

Resumo

Este artigo analisou percepções sobre fake news de professores de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Educação do Vale do Jiquiriçá/Bahia, uma vez que as notícias falsas surgem como recurso de conflagração de uma guerra informacional e se tornam uma ferramenta por meio da qual se observa um processo de desinformação proposital da sociedade. Objetivou-se conhecer a compreensão dos docentes sobre fake news, avaliar se e como as fake news são discutidas na escola, verificar estratégias curriculares e pedagógicas usadas pelos educadores na discussão da temática. Operou-se uma abordagem qualitativa e quantitativa, adotando como instrumento de coleta de dados um questionário misto on-line. Nos resultados, identificamos docentes com entendimentos equivocados acerca das fake news e utilização de meios limitantes na checagem de fatos, bem como êxitos importantes na abordagem curricular.

Biografia do Autor

Telma Brito Rocha, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

Cleyton Williams Golveia da Silva Brandão, Universidade Federal da Bahia

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (PPGE/FACED/UFBA), Bolsista CAPES. Bacharel em Jornalismo pela Universidade Salvador (UNIFACS). Graduando da Licenciatura em Pedagogia (FACED/UFBA). Membro do Grupo de Pesquisa Didática Intercultural e Tecnologias (Didatec/PPGE/FACED/UFBA).

Leny Mara Cerqueira de Souza, Universidade do Estado da Bahia

Licenciada em Educação Artística pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Coordenadora da Área de Artes no Departamento de Educação, Campus I - UNEB. Especialista em Metodologia do Ensino Superior, Tecnologias Educacionais, Psicopedagogia Escolar, Arte Contemporânea, Gestão Escolar e Pública e Realismo e Televisão.

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Publicado

2023-09-30

Edição

Seção

Dossiê Temático: “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades”