O início da pandemia da Covid-19

as secretarias estaduais de educação nas redes sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61399

Palavras-chave:

internet, comunicação, distanciamento social, educação em situações de emergência, educação pública estadual

Resumo

Neste estudo, investigamos como as secretarias estaduais de educação brasileiras buscaram a internet para enfrentar o distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19. Com base em uma pesquisa exploratória e descritiva que analisou a presença das secretarias na internet nos primeiros três meses da pandemia no Brasil, destacamos o papel das redes sociais digitais como uma das alternativas de comunicação encontradas pelas secretarias de educação para manter a relação com os alunos. Os dados mostraram uma crise em curso com falta de interações e de espaço colaborativo. Nos resultados, as dificuldades de acesso às tecnologias foram ressaltadas como importantes obstáculos na implementação do ensino pela internet, e as redes sociais se mostraram mais como locais de desabafos e reclamações do que como espaços colaborativos e de aprendizagem.

Biografia do Autor

Martha Prata-Linhares, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutora e Mestre em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutorado- sanduiche na Universidade de Queen's, Ontário, Canadá (2005/2006). Graduada em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade de Brasília (UnB). Curso de aperfeiçoamento na Faculdade de Educação, Project Zero, da Universidade de Harvard, Cambridge, EUA (1999 e 2001). Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFTM. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM nos biênios 2013/2014 e 2015/2016 . Associada a ANPED (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a AERA (American Educational Research Association). É consultora ad-hoc de periódicos especializados nacionais e internacionais. Membro titular do Conselho do International Council for Education on Teaching (ICET) desde 2012. Regional Vice-President da América do Sul do International Council for Education on Teaching (ICET) desde 2013 e Pesquisadora do Comitê Executivo do International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) para o período 2015-2017 e 2017- 2019. Lidera o grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Formação de Professores, Cultura Digital e Aprendizagem. Pesquisadora da Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigacion (ALFAMED). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores na relação com os temas: tecnologias digitais, currículo, inovação e arte/educação

Helena Amaral da Fontoura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ

Professora no Programa de Pós-graduação Processos formativos e desigualdades sociais (PPGedu/UERJ). Professora Titular do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974), Graduate Diploma em Educational Psychology pela University of Alberta, Canada (1977), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), Doutora em Ciência pela Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/Fundação Oswaldo Cruz (1997), Pós Doutora em Educação na Universidade de Barcelona (2007), Pós Doutora em Educação Universidade Federal de Mato Grosso (2017). Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Processos e Práticas Pedagógicas (CNPq). Pesquisadora 2 CNPq. Cientista do Nosso Estado FAPERJ. Bolsista do Programa Prociência da UERJ desde 2006. Tem grande experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, inserção profissional docente, estágio supervisionado, estudo de egressos e pesquisa qualitativa. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação - processos formativos e desigualdades sociais, da Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ) de São Gonçalo. Membro do ISATT (International Study Association on Teachers and Teaching).

Roberta Costa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).  Realizou Pós-Graduação em Informática na Educação pela Universidade Federal de Lavras (2002) e Pós-Graduação em Educação Especial (Deficiência Auditiva) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Uberaba (2000). É professora da Rede Estadual do Estado de Minas Gerais e integrante do Grupo de Pesquisa: Formação de Professores, Cultura Digital e Aprendizagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).  

Referências

Amapá (Estado). Instrução Normativa n° 02/2020. Estabelece diretrizes e orientações para aplicabilidade de atividades pedagógicas não presenciais nos estabelecimentos de ensino da Rede Estadual do Amapá durante o período de suspensão das aulas presenciais como medida em prevenção ao contágio pelo Covid-19. Diário Oficial do Estado do Amapá: seção 2: Poder Executivo, Macapá (AP), ano 2020, p. 8, 07 maio 2020. Disponível em: https://editor.amapa.gov.br/arquivos_portais/publicacoes/EDUCA%C3%A7%C3%A3O_096a777990c2626e37c675178454658b.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.

Amapá (Estado). Secretaria de Educação. Escola Digital Amapá. Amapá, s.a. Disponível em: https://edigital.ap.gov.br. Acesso em: 24 abr. 2020.

Avelino, Wagner Feitosa; Mendes, Jessica Guimarães. A realidade da educação brasileira a partir da Covid-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 56-62, 2020. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/137. Acesso em: 28 mar. 2023.

Basilaia, Giorgi; Kvavadze, David. Transition to Online Education in Schools during a SARS-CoV-2 Coronavirus (COVID-19) Pandemic in Georgia. Pedagogical Research, v. 5, n.4, 2020. Disponível em: https://www.pedagogicalresearch.com/article/transition-to-online-education-in-schools-during-a-sars-cov-2-coronavirus-covid-19-pandemic-in-7937. Acesso em: 28 dez. 2022.

Bocchese, Pedro Augusto. Hashtags: o corte epistemológico como representação do inteligível e do sensível. Revista Científica Ciência em Curso, Palhoça, SC, v. 3, n. 2, p. 141-147, jul./dez. 2014. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/300481140.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.

Boyd, Danah M.; Ellison, Nicole B. Social network sites: Definition, history, and scholarship. Journal of Computer‐Mediated Communication, v. 13, n. 1, p. 210-230, dec. 2007. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/j.1083-6101.2007.00393.x#pane-pcw-references. Acesso em: 01 mar. 2023.

Brasil. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Educação Básica: Censo Escolar. Brasília: Inep, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/download/2019/infografico_censo_2019.pdf. Acesso em: 06 maio 2020.

Brasil. Ministério da Educação. Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica 2022: Resumo Técnico. Brasília: Inep, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados/2022. Acesso em: 28 mar. 2023.

Brasil. Portaria nº 454, de 20 de março de 2020. Declara, em todo o território nacional, o estado de transmissão comunitária do coronavírus (Covid-19). Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 1, 20 de março de 2020. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=20/03/2020&jornal=613&pagina=1. Acesso em: 20 mar. 2020.

Brasil. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990.

Brom, Cyril; Lukavský, Jirí; Greger, David; Hannemann,Tereza; Straková, Jana; Švaříček, Roman. Mandatory home education during the COVID-19 lockdown in the Czech Republic: A rapid survey of 1st-9th graders' parents. Frontiers in Education, v. 5, p. 1-8, 2020. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/feduc.2020.00103/full. Acesso em: 28 mar. 2023.

Brooks, Samantha K.; Smith, Louise E.; Webster, Rebecca K.; Weston, Dale; Woodland, Lisa; Hall, Ian; Rubin, G. James. The impact of unplanned school closure on children's social contact: rapid evidence review. Eurosurveillance, v. 25, n. 13, p. 1- 10, 2020. Disponível em: https://www.eurosurveillance.org/content/10.2807/1560-7917.ES.2020.25.13.2000188. Acesso em: 27 mar. 2023.

Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal; Joaquim, Fabiana Lopes; Menezes, Harlon França de; Sant’ Anna, Rosana Moreira. Tutoring in distance education in times of COVID-19: relevant guidelines. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, p. 1- 12, mar. 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3151. Acesso em: 01 mar. 2023.

Cani, Josiane Brunetti; Sandrini; Sandrini, Elizabete Gerlânia Caron; Soares, Gilvan Mateus; Scalzer, Kamila. Educação e covid-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. Revista Ifes Ciência, v. 6, n. 1, p. 23-39, 2020. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/713. Acesso em: 01 mar. 2023.

Chirinéa, Andréia Melanda; Brandão, Carlos Da Fonseca. O IDEB como política de regulação do Estado e legitimação da qualidade: em busca de significados. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 23, n. 87, p. 461-484, abr. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/L3FwTBZ79fLPRRwHFfVgmkP/abstract/?lang=pt. Acesso em: 28 fev. 2023.

Churkin, Ody Marcos. Educação à distância um marco civilizatório, um olhar holístico da pedagogia: sinergia e reflexões na conectividade em tempos de COVID-19. Braz. J. Hea. Rev., Curitiba, v. 3, n. 2, p.3178-3196, mar./abr. 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/download/8878/7600/23274. Acesso em: 01 mar. 2023.

CGI.br. Comitê Gestor da Internet no Brasil. Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil: TIC kids online Brasil 2018. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019. Disponível em: https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/216370220191105/tic_kids_online_2018_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 09 maio 2020.

Cooper, Harris; Nye, Barbara; Charlton, Kelly; Lindsay, James; Greathouse, Scott. The Effects of Summer Vacation on Achievement Test Scores: A Narrative and Meta-Analytic Review.Review of Educational Research, v. 66, n. 3, p. 227-268, sept. 1996. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.3102/00346543066003227?journalCode=rera. Acesso em: 28 fev. 2023.

Cordão, Francisco Aparecido; Moraes, Francisco de. Desafios educacionais no Brasil. Boletim Técnico do Senac, v. 46, n. 1, 29 abr. 2020. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/812. Acesso em: 28 fev. 2023.

Feenberg, Andrew. A polêmica Educação online e o futuro da universidade. Tradução de Maureen Mourning. The Online Education Controversy and the Future of the University. [S. l.; s. n.], 2017. Disponível em: https://www.sfu.ca/~andrewf/a%20polemica.pdf. Acesso em: 12 jun. 2020.

Hershkovizt, Arnon; Forkosh-Baruch, Alona. Teacher-student relationship and Facebook-mediated communication: Student perceptions. [La relaciónprofesor-alumno y lacomunicaciónen Facebook: Percepciones de losalumnos]. Comunicar, v. 25, n. 53, 91-101, 2017. Disponível em: https://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles&numero=53&articulo=53-2017-09&idioma=en. Acesso em: 15 fev. 2023.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua: Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal pnad contínua 2018. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. Disponível em: https://ftp.ibge.gov.br/Trabalho_e_Rendimento/Pesquisa_Nacional_por_Amostra_de_Domicilios_continua/Anual/Acesso_Internet_Televisao_e_Posse_Telefone_Movel_2018/Analise_dos_resultados_TIC_2018.pdf. Acesso em: 10 maio 2020.

Lemos, André. Cibercultura, Tecnologia e Vida Social na Cultura Contemporânea. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2002.

Moresi, Eduardo Amadeu Dutra (org). Manual de Metodologia da Pesquisa. Brasília: Universidade Católica de Brasília - UCB, mar., 2003.

Nóvoa, Antônio. Formação Continuada – Aula Magna Antônio Nóvoa. Canal Educação Bahia. Vídeo Youtube, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?-v=7kSPWa5Nieo&t=29s. Acesso em: 01 fev. 2023.

Paraná (Estado). Secretaria da Educação e do Esporte. Aula Paraná. 2020. Disponível em: http://www.aulaparana.pr.gov.br/. Acesso em: 23 maio 2020.

Prata-Linhares, Martha Maria; Cardoso, Thiago da Silva Gusmão; Lopes-Jr, Derson S.; Zukowsky-Tavares, Cristina. Social distancing effects on the teaching systems and teacher education programmes in Brazil: reinventing without distorting teaching. Journal of Education for Teaching, v. 46, n. 4, p. 554-564, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02607476.2020.1800406. Acesso em: 01 fev. 2023.

Recuero, Raquel da Cunha. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.

Ribeiro, Amanda. Ação do Ministério Público solicita que escolas da rede estadual não contabilizem aulas online. Tupi FM, Rio de Janeiro, 20 abr. 2020. Disponível em: https://www.tupi.fm/coronavirus/mp-pede-que-escolas-da-rede-estadual-nao-contabilizem-aulas-online. Acesso em: 14 maio 2020.

Rio Grande do Sul (Estado). Decreto n° 55.118, de 16 de março de 2020. Estabelece medidas complementares de prevenção ao contágio pelo COVID-19 (novo Coronavírus) no âmbito do Estado. Diário Oficial do Rio Grande do Sul: Porto Alegre (RS), ano 2020, p. 5, 16 de março de 2020. Disponível em: https://planejamento.rs.gov.br/upload/arquivos/202003/18202241-decreto-n-55-118-teletrabalho.pdf. Acesso em: 28 mar. 2023.

Rio Grande do Sul. Edital de Chamamento Público n° 001/2020. Para fins de estabelecer cooperação, sem ônus para o Estado, na área da educação com empresas que desenvolvem plataformas digitais e tecnologias educacionais. Porto Alegre (RS): Secretaria da Educação, 23 de março de 2020. Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/upload/arquivos/202003/23153405-edital-de-chamamento-publico-n-001-2020-1.pdf. Acesso em: 28 mar. 2023.

Schleicher, Andreas. How can teachers and school systems respond to the COVID-19 pandemic? Some lessons from TALIS. OECD Fórum Network, mar. 2020. Disponível em: https://www.oecd-forum.org/users/50583-andreas-schleicher/posts/63740-how-can-teachers-and-school-systems-respond-to-the-covid-19-pandemic-some-lessons-from-talis. Acesso em: 20 maio 2020.

Schneider, Marilda Pasqual. Dossiê 40 anos de educação pública. Roteiro, v. 43, n. esp, p. 9-12, 6 dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/19940. Acesso em: 01 fev. 2023.

Silva, Alessandra da; Barbosa, Marcos Paulo. Facebook Groups: The Use of Social Network in the Education. Seventeenth International Symposium on Computers in Education, Setubal, Portugal, p. 185-188, 2015. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/7451673. Acesso em: 20 mar. 2023.

Simonard, Pedro; Vieira Santos, Anny Rochelly. Identidade, pertencimento e engajamento político nas mídias sociais. Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis, Florianópolis, v. 14, n. 3, p. 14-31, set./dez. 2017. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6126998. Acesso em: 01 fev. 2023.

Tardif, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Unesco. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Relatório da comissão internacional sobre os futuros da educação – Brasília: Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação; Boadilla del Monte: Fundación SM, 2022. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381115. Acesso em: 28 fev. 2023.

Vergara, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 1997.

Villani, Maria Luisa; Oliveira, Dalila Andrade. Avaliação Nacional e Internacional no Brasil: os vínculos entre o PISA e o IDEB. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 1343-1362, out.2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/7BLgKmGCDYCQtqQsgJwMnHD/?format=html&lang=pt. Acesso em: 15 fev. 2023.

World Health Organization. Coronavirus disease (COVID-2019) situation reports. Geneva: Who; mar. 2020. Disponível em: https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020. Acesso em: 09 maio 2020.

Downloads

Publicado

2023-12-20

Edição

Seção

Artigos