Paulo Freire e cultura digital
contribuições para as docências decoloniais e os processos (trans)formativos
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61429Palavras-chave:
Paulo Freire; decolonialidade; cultura digital; docências decoloniais; processos (trans)formativos.Resumo
O presente ensaio deriva dos estudos e pesquisas das autoras e se ergue em meio aos seguintes campos conceituais: proposta educacional freiriana, cultura digital, decolonialidade. O ensaio ampara-se em teóricos que estudam os limites e as possibilidades da cultura digital nas práticas sociais contemporâneas. Nesse movimento, deflagra as contradições inerentes às mídias digitais, nos modos como a sociedade hodierna vem se organizando. Ao fazê-lo, aponta que, em paralelo ao modo como as mídias digitais têm sido perversamente cooptadas pelo ideário neoliberal, a cultura digital carrega consigo uma potência para o enfrentamento do recrudescimento de posições reacionárias e/ou fundamentalistas advindas desse mesmo ideário. O ensaio finaliza, apontando a pujança da supracitada tríade conceitual para a construção de processos (trans)formativos contribuintes a práticas sociais emancipadoras, solidárias, voltadas ao desenvolvimento da consciência socioambiental e da constituição do sujeito da experiência.
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