Paulo Freire e cultura digital

contribuições para as docências decoloniais e os processos (trans)formativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61429

Palavras-chave:

Paulo Freire; decolonialidade; cultura digital; docências decoloniais; processos (trans)formativos.

Resumo

O presente ensaio deriva dos estudos e pesquisas das autoras e se ergue em meio aos seguintes campos conceituais: proposta educacional freiriana, cultura digital, decolonialidade. O ensaio ampara-se em teóricos que estudam os limites e as possibilidades da cultura digital nas práticas sociais contemporâneas. Nesse movimento, deflagra as contradições inerentes às mídias digitais, nos modos como a sociedade hodierna vem se organizando. Ao fazê-lo, aponta que, em paralelo ao modo como as mídias digitais têm sido perversamente cooptadas pelo ideário neoliberal, a cultura digital carrega consigo uma potência para o enfrentamento do recrudescimento de posições reacionárias e/ou fundamentalistas advindas desse mesmo ideário. O ensaio finaliza, apontando a pujança da supracitada tríade conceitual para a construção de processos (trans)formativos contribuintes a práticas sociais emancipadoras, solidárias, voltadas ao desenvolvimento da consciência socioambiental e da constituição do sujeito da experiência.

Biografia do Autor

Lucila Pesce, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

Doutora em Educação: currículo pela PUC-SP, com pós-doutorado em Filosofia e História da Educação pela UNICAMP. Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Membro do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP. Líder do Grupo de Pesquisa LEC: Linguagem, Educação e Cibercultura. Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq - nível 2. E-mail:  lucila.pesce@unifesp.br  ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2562-2012

Adriana Rocha Bruno, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Doutora em Educação: currículo pela PUC-SP, com pós-doutorado em Educação pelo IE da Universidade de Lisboa-PT. Professora Associada IV do Departamento de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO. Membro do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO, e colaboradora do PPGE da UFJF. Líder do Grupo de Pesquisa Aprendizagens em rede - GRUPAR. Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq - nível 2. É autora do Livro: Formação de professores na cultura digital: aprendizagens do adulto, educação aberta, emoções e docências, publicado pela Editora da UFBA em 2021, com a versão em E-Book aberta no site da editora.Email:  adriana.bruno@unirio.br  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5646-8919

Ana Maria Di Grado Hessel, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Doutora e mestre em Educação: currículo pela PUC-SP  e graduada em Pedagogia pela PUC-SP, com especialização em Informática pela UFPA. Professora do Departamento de Educação: formação docente, gestão e tecnologia da  PUC-SP;  atua como  pesquisadora e professora credenciada do Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital – TIDD/PUCSP,   vinculada à linha de pesquisa Aprendizagem e Semiótica Cognitiva. É pesquisadora do GEPEC e GPTED. 

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Publicado

2023-09-30

Edição

Seção

Dossiê Temático: “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades”