Paulo Freire y cultura digital

aportes a las enseñanzas decoloniales y a los procesos de (trans)formación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61429

Palabras clave:

Paulo Freire; decolonialidad; cultura digital; enseñanza decolonial; procesos (trans)formativos.

Resumen

El presente ensayo deriva de los estudios e investigaciones de los autores y se ubica en medio de los siguientes campos conceptuales: propuesta educativa de Freire, cultura digital, decolonialidad. El ensayo se apoya en teóricos que estudian los límites y posibilidades de la cultura digital en las prácticas sociales contemporáneas. En este movimiento desencadena las contradicciones inherentes a los medios digitales en la forma en que se ha organizado la sociedad actual. Al hacerlo, señala que, paralelamente a la manera en que las TDIC han sido perversamente cooptadas por las ideas neoliberales, la cultura digital lleva consigo un poder para enfrentar el resurgimiento de posiciones reaccionarias y/o fundamentalistas que vienen de estas mismas ideas. El ensayo concluye señalando la fortaleza de la mencionada tríada conceptual para la construcción de procesos (trans)formativos que contribuyan a prácticas sociales emancipatorias, solidarias, orientadas al desarrollo de la conciencia socioambiental y la constitución del sujeto de la experiencia.

Biografía del autor/a

Lucila Pesce, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

Doutora em Educação: currículo pela PUC-SP, com pós-doutorado em Filosofia e História da Educação pela UNICAMP. Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Membro do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP. Líder do Grupo de Pesquisa LEC: Linguagem, Educação e Cibercultura. Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq - nível 2. E-mail:  lucila.pesce@unifesp.br  ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2562-2012

Adriana Rocha Bruno, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Doutora em Educação: currículo pela PUC-SP, com pós-doutorado em Educação pelo IE da Universidade de Lisboa-PT. Professora Associada IV do Departamento de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO. Membro do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO, e colaboradora do PPGE da UFJF. Líder do Grupo de Pesquisa Aprendizagens em rede - GRUPAR. Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq - nível 2. É autora do Livro: Formação de professores na cultura digital: aprendizagens do adulto, educação aberta, emoções e docências, publicado pela Editora da UFBA em 2021, com a versão em E-Book aberta no site da editora.Email:  adriana.bruno@unirio.br  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5646-8919

Ana Maria Di Grado Hessel, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Doutora e mestre em Educação: currículo pela PUC-SP  e graduada em Pedagogia pela PUC-SP, com especialização em Informática pela UFPA. Professora do Departamento de Educação: formação docente, gestão e tecnologia da  PUC-SP;  atua como  pesquisadora e professora credenciada do Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital – TIDD/PUCSP,   vinculada à linha de pesquisa Aprendizagem e Semiótica Cognitiva. É pesquisadora do GEPEC e GPTED. 

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Publicado

2023-09-30

Número

Sección

Dossiê Temático: “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades”