Os Contextos Regionais e Internacionais e o Ensino de História na Amazônia Mediados pelas Redes Sociodigitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61534

Palavras-chave:

formação docente; ensino de história; redes sociodigitais; currículo; cultura digital.

Resumo

A sociedade e o currículo, o professor e o aluno se hibridizam como pares estruturantes na definição das finalidades do processo educativo e o uso das TDIC em sala de aula. A relevância de tal trabalho híbrido está em iniciar seus programas formativos pela análise do contexto territorial e social em que se desenvolve a vida dos alunos. Objetivou-se construir uma experiência que dê suporte à criação de desenhos de soluções tecnológicas que pudessem ser usadas em sala de aula e apoiassem a formação profissional dos alunos com relação ao uso das TDIC, a partir de análises de questões sociais. Participaram 38 estudantes da disciplina Educação, Mídias e Tecnologias Digitais, da Licenciatura em História do IFPA. Os resultados alcançados revelaram, por parte dos alunos, a percepção aguda de problemas locais e a capacidade de uso coerente das TDIC no processo de aprendizagem e em práticas pedagógicas consistentes.

Biografia do Autor

Andrea Lilian Marques da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Tecnóloga em Processamento de Dados/CESUPA. Especialista em Análise de Sistemas/UFPA, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento/UFPA, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo/PUC-SP, eixo Nova Tecnologias em Educação. Profa. Dra. titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Belém. Atua na área de Informática Aplicada à Educação, Metódos de ensino/aprendizagem em Algoritmos e Esturutra de Dados.

Fernando José de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Filósofo e pedagogo, com doutorado e pós-doutorado em Tecnologias na Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e pelo CNRS/CNPQ na França. Foi secretário de Educação da Cidade de São Paulo, Vice-presidente da tv Cultura e Diretor Nacional do SESC na área de Cultura e Educação. Professor Pesquisador do Pós graduação em Currículo da PUC e consultor da UNESCO

Breno Rodrigo de Oliveira Alencar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Doutor em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA/PA). Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA/Campus Belém)

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Publicado

2023-09-30

Edição

Seção

Dossiê Temático: “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades”