Os Contextos Regionais e Internacionais e o Ensino de História na Amazônia Mediados pelas Redes Sociodigitais
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61534Palavras-chave:
formação docente; ensino de história; redes sociodigitais; currículo; cultura digital.Resumo
A sociedade e o currículo, o professor e o aluno se hibridizam como pares estruturantes na definição das finalidades do processo educativo e o uso das TDIC em sala de aula. A relevância de tal trabalho híbrido está em iniciar seus programas formativos pela análise do contexto territorial e social em que se desenvolve a vida dos alunos. Objetivou-se construir uma experiência que dê suporte à criação de desenhos de soluções tecnológicas que pudessem ser usadas em sala de aula e apoiassem a formação profissional dos alunos com relação ao uso das TDIC, a partir de análises de questões sociais. Participaram 38 estudantes da disciplina Educação, Mídias e Tecnologias Digitais, da Licenciatura em História do IFPA. Os resultados alcançados revelaram, por parte dos alunos, a percepção aguda de problemas locais e a capacidade de uso coerente das TDIC no processo de aprendizagem e em práticas pedagógicas consistentes.
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