A Educação Online na Formação do Pesquisador na Pós-Graduação Stricto Sensu
uma experiência com a produção de vídeos-pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61543Palavras-chave:
educação online, desenho didático interativo, ciberpesquisa-formação, portfólio, vídeo-pesquisaResumo
Neste artigo, fruto de uma pesquisa realizada no âmbito de uma disciplina do curso de Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, procuramos discutir a importância da Educação Online na formação de pesquisadores na pós-graduação fundamentada pelos princípios da Ciberpesquisa-Formação. A pesquisa mostrou que a arquitetura do desenho didático articulada aos dispositivos portfólio e vídeo-pesquisa e aos atos de currículo promoveram a implicação, a autorização e a autonomia dos discentes. No entanto, alguns discentes sentiram dificuldade na produção do vídeo-pesquisa e no gerenciamento do tempo para a realização e participação das atividades assíncronas e síncronas. Contudo, a formação de pesquisadores foi alcançada a partir da compreensão da importância dos atos de currículo estarem em sintonia com os pressupostos da ciberpesquisa-formação.
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