A Educação Online na Formação do Pesquisador na Pós-Graduação Stricto Sensu

uma experiência com a produção de vídeos-pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61543

Palavras-chave:

educação online, desenho didático interativo, ciberpesquisa-formação, portfólio, vídeo-pesquisa

Resumo

Neste artigo, fruto de uma pesquisa realizada no âmbito de uma disciplina do curso de Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, procuramos discutir a importância da Educação Online na formação de pesquisadores na pós-graduação fundamentada pelos princípios da Ciberpesquisa-Formação. A pesquisa mostrou que a arquitetura do desenho didático articulada aos dispositivos portfólio e vídeo-pesquisa e aos atos de currículo promoveram a implicação, a autorização e a autonomia dos discentes. No entanto, alguns discentes sentiram dificuldade na produção do vídeo-pesquisa e no gerenciamento do tempo para a realização e participação das atividades assíncronas e síncronas. Contudo, a formação de pesquisadores foi alcançada a partir da compreensão da importância dos atos de currículo estarem em sintonia com os pressupostos da ciberpesquisa-formação.

Biografia do Autor

Tatiana Stofella Sodré Rossini, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Edméa Oliveira dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Bolsista PQ do CNPQ. Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC) . Foi professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED/UERJ). Editora-chefe da Revista Docência e Cibercultura (Proped/UERJ), link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc. Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Observatório FORMACCE, Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Membro do Conselho Científico da Anped. Foi Coordenadora do GT 16 - "Educação e Comunicação" da ANPED - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação> (2017-2021). Foi vice-presidente da ABCIBER - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (2017-2019), onde atua como Membro do CCD - Conselho Científico Diretor. Professora da disciplina Informática na Educação no curso de Pedagogia a Distância UERJ/CEDERJ. Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia -UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela Universidade Aberta de Portugal - UAB-PT, onde colabora esporadicamente no MPEL - Mestrado em Pedagogia do e-Learning . Atua na formação inicial e continuada de professores e pesquisadores. Áreas de atuação: "Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Didática, Currículos: teorias, práticas e políticas, Informática na Educação, Educação Online , EAD.

Maristela Midlej Silva de Araujo Veloso, Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia
Professora Adjunta da Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas tecnologias na Universidade Federal do Sul da Bahia

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Publicado

2023-09-30

Edição

Seção

Dossiê Temático: “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades”