(Im)possibilidades de problematizar no Ensino Tecnocientífico os impactos da pandemia no desenvolvimento humano

percepções de professores de engenharia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61559

Palavras-chave:

educação tecnocientífica, engenharia, covid-19

Resumo

A abordagem do desenvolvimento humano coloca as pessoas no centro da análise do bem-estar. Nesse sentido, é necessário desenvolver uma educação tecnocientífica comprometida com questões humanas e, consequentemente, com uma formação humanista que defenda um desenvolvimento tecnológico imbricado ao desenvolvimento humano. Nesse sentido, o intuito deste artigo é identificar percepções de professores de engenharia acerca das consequências da pandemia para o desenvolvimento humano e sua relação com o ensino de engenharia. Tal objetivo se fundamenta em estudos de Bazzo, Morin e Freire. Mediante a formação de grupos focais (GF) e o exame do material por meio Análise de Conteúdo, apontamos a necessidade de formação epistemológica dos docentes e a importância da valorização do diálogo entre professor e aluno no processo de ensino aprendizagem e de humanização do curso de engenharia.

Biografia do Autor

Amanda Ferreira de Albuquerque, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2010), com estágio no grupo de pesquisa TermNeo (Observatório de Neologismos do Português Brasileiro Contemporâneo) na Universidade de São Paulo, sob a orientação da professora Ieda Maria Alves.Tem experiência na área de Lingüística, Educação e Acessibilidade no Ensino Superior.

Luciano Andreatta Carvalho da Costa, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Engenharia Civil (1994) e Licenciatura em Matemática (1998), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, especialização em Edificações pela PUCRS (1996), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Engenharia Civil pela UFRGS, no tema da Educação em Engenharia, tendo sido a tese premiada pelo PAPED - Programa de Apoio à Pesquisa em EAD da CAPES. É Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, fazendo parte do corpo docente dos cursos de Engenharia, coordenando o Programa de Pós-Graduação em Formação Docente para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática - PPGSTEM e atuando como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED. Atua como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPGEC, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, onde orienta alunos de mestrado e doutorado. É Professor de Matemática da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. De fevereiro de 2011 a dezembro de 2014 exerceu o cargo de Diretor Técnico da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado do RS e foi membro do Conselho Superior da UERGS. De 2007 a 2010 exerceu os cargos de coordenador de curso de Engenharia civil e Presidente de Colegiado de Engenharia e Tecnologias junto ao Centro Universitário Metodista do IPA. É vice-coordenador do comitê de assessoramento da FAPERGS da área de Educação. Tem experiência na área de Educação Científica e Tecnológica, com organização e capítulos de livros, artigos científicos, revisão de periódicos e editoras, bem como experiência em orientação acadêmica de mestrado e doutorado.

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Publicado

2023-11-30

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Artigos