(Im)posibilidades de problematizar los impactos de la pandemia en el desarrollo humano en la Enseñanza Tecnocientífica

percepciones de profesores de ingeniería

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61559

Palabras clave:

educación tecnocientífica, ingeniería, covid-19

Resumen

El enfoque de desarrollo humano sitúa a las personas en el centro del análisis del bienestar. En este sentido, es necesario desarrollar una educación tecnocientífica comprometida con lo humano y, en consecuencia, con una educación humanista que defienda un desarrollo tecnológico entrelazado con el desarrollo humano. En ese sentido, este artículo tiene el objetivo de identificar las percepciones de los profesores de ingeniería sobre las consecuencias de la pandemia para el desarrollo humano y su relación con la educación en ingeniería. Este objetivo se basa en estudios de Bazzo, Morin y Freire. A través de la formación de grupos focales (GF) y el examen del material a través del Análisis de Contenido, señalamos la necesidad de una formación epistemológica de los docentes, y la importancia de valorar el diálogo entre docente y alumno en el proceso de enseñanza-aprendizaje en la proceso de humanización de la carrera de ingeniería.

Biografía del autor/a

Amanda Ferreira de Albuquerque, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2010), com estágio no grupo de pesquisa TermNeo (Observatório de Neologismos do Português Brasileiro Contemporâneo) na Universidade de São Paulo, sob a orientação da professora Ieda Maria Alves.Tem experiência na área de Lingüística, Educação e Acessibilidade no Ensino Superior.

Luciano Andreatta Carvalho da Costa, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Engenharia Civil (1994) e Licenciatura em Matemática (1998), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, especialização em Edificações pela PUCRS (1996), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Engenharia Civil pela UFRGS, no tema da Educação em Engenharia, tendo sido a tese premiada pelo PAPED - Programa de Apoio à Pesquisa em EAD da CAPES. É Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, fazendo parte do corpo docente dos cursos de Engenharia, coordenando o Programa de Pós-Graduação em Formação Docente para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática - PPGSTEM e atuando como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED. Atua como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPGEC, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, onde orienta alunos de mestrado e doutorado. É Professor de Matemática da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. De fevereiro de 2011 a dezembro de 2014 exerceu o cargo de Diretor Técnico da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado do RS e foi membro do Conselho Superior da UERGS. De 2007 a 2010 exerceu os cargos de coordenador de curso de Engenharia civil e Presidente de Colegiado de Engenharia e Tecnologias junto ao Centro Universitário Metodista do IPA. É vice-coordenador do comitê de assessoramento da FAPERGS da área de Educação. Tem experiência na área de Educação Científica e Tecnológica, com organização e capítulos de livros, artigos científicos, revisão de periódicos e editoras, bem como experiência em orientação acadêmica de mestrado e doutorado.

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Publicado

2023-11-30

Número

Sección

Artigos