As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação Ambiental de Estudantes da Educação Profissional e Tecnológica em Rondônia
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61590Palavras-chave:
currículo; educação ambiental; tecnologias da informação e comunicação; ensino médio; educação profissional.Resumo
A pesquisa consistiu em analisar a percepção do estudante sobre a abordagem interdisciplinar da Educação Ambiental (EA) nos componentes curriculares utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) – Campus Porto Velho Calama, em meio à pandemia de Covid-19. Recorreu-se à pesquisa qualitativa com enfoque metodológico da pesquisa-ação e, para análise, pautou-se pelo método de interpretação de sentido. A intervenção envolveu 22 estudantes dos cursos técnicos integrados do Ifro que responderam o formulário on-line e participaram dos encontros dialógicos/reflexivos realizados com o uso de TICs em disciplinas específicas dos cursos. Constatou-se que a EA nas matrizes curriculares dos cursos técnicos do Ifro perpassa a transversalidade e o uso das TICs no processo formativo em EA favoreceu o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem diante da pandemia da Covid-19.
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