As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação Ambiental de Estudantes da Educação Profissional e Tecnológica em Rondônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61590

Palavras-chave:

currículo; educação ambiental; tecnologias da informação e comunicação; ensino médio; educação profissional.

Resumo

A pesquisa consistiu em analisar a percepção do estudante sobre a abordagem interdisciplinar da Educação Ambiental (EA) nos componentes curriculares utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) – Campus Porto Velho Calama, em meio à pandemia de Covid-19. Recorreu-se à pesquisa qualitativa com enfoque metodológico da pesquisa-ação e, para análise, pautou-se pelo método de interpretação de sentido. A intervenção envolveu 22 estudantes dos cursos técnicos integrados do Ifro que responderam o formulário on-line e participaram dos encontros dialógicos/reflexivos realizados com o uso de TICs em disciplinas específicas dos cursos. Constatou-se que a EA nas matrizes curriculares dos cursos técnicos do Ifro perpassa a transversalidade e o uso das TICs no processo formativo em EA favoreceu o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem diante da pandemia da Covid-19.

 

Biografia do Autor

Elaine Márcia Souza Rosa, Universidade Federal de Rondônia - Unir

Mestra em Educação Escolar pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Mestrado e Doutorado Profisisonal da Universidade Federal de Rondônia. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Tecnologia GET/IFRO - Núcleo de Estudos sobre Gênero, Linguagens e Literatura. Assistente de Aluno, Coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Instituto Federal de Educação de Rondônia.

Elizângela de Souza Bernaldino, Universidade Federal de Rondônia - Unir

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia. Mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Pesquisadora do Grupo de Estudos do Desenvolvimento e da Cultura Corporal e integrante do Grupo EDUCA - Grupo de pesquisa multidisciplinar em Educação e Infância pela Universidade Federal de Rondônia. Professora da Educação Básica na rede pública da Secretaria de Estado de Educação de Rondônia.

Clarides Henrich de Barba, Universidade Federal de Rondônia - Unir

Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor titular da Universidade Federal de Rondônia. Docente do Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar Mestrado Doutorado Profissional pela Universidade Federal de Rondônia. Pesquisador em Educação Ambiental. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação Ambiental no contexto amazônico na Universidade Federal de Rondônia.

Berenice Perpétua Simão, Universidade Federal de Rondônia - Unir

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia. Mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Membro dos Grupos de Pesquisas GPERS - Grupo de Pesquisa em Energia Renovável Sustentável (UNIR) e Amazon Dams Network (UF/EUA). Professora da Educação Básica na rede pública da Secretaria de Estado da Educação.

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Publicado

2023-09-30

Edição

Seção

Dossiê Temático: “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades”