Educação a Distância

processo de ruptura tecnológica e social na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61601

Palavras-chave:

educação a distância, formação de professores, tecnologias

Resumo

A Educação a Distância no Brasil, tem possibilitado de forma quantitativa o processo formativo de professores. No entanto, ainda são tímidas as discussões científicas que contextualizam esse campo epistemológico. Nesse sentido, este artigo objetiva refletir sobre a viabilidade do acompanhamento da qualidade desse contexto em ascensão, principalmente na atualidade. Para tanto, trilhamos uma análise bibliográfica, a partir de considerações de autores que relacionam essa educação enquanto ruptura tecnológica e social. Os resultados apontam a necessidade tanto de investimento estrutural frente a realidade do cidadão brasileiro, quanto de práticas diferenciadas em que possam efetivar a aprendizagem reflexiva dos estudantes de Cursos de Licenciaturas.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Lima de Oliveira Pádua, Universidade Federal do Piauí

Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia: Administração e Supervisão Educacional pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2002/1 - 2006/1). Aluno bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC-CNPq (agosto/2004 - julho/2006). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Ensino Superior do Piauí - FAESPI (maio/2007 - abril/2009). Professor concursado da Prefeitura Municipal de Teresina (03/06/2008 - 08/02/2012). Especialista em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (agosto/2009 - dezembro/2010). Tutor à distância do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia - modalidade EaD da Universidade Aberta do Brasil - UAB / Universidade Federal do Piauí - UFPI (2010/1 - 2010/2). Pedagogo concursado da Prefeitura Municipal de Teresina (desde 08/02/2012). Professor Formador do curso de Licenciatura Plena em Letras/Inglês do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR / UESPI (2014/1). Supervisor de área de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID / UFPI (abril/2015 - outubro/2016). Pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional - NIPEEPP da UFPI (desde abril/2015). Mestre em Educação pela UFPI (março/2016 - dezembro/2017). Professor dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em História da Faculdade Maurício de Nassau - UNINASSAU (fevereiro/2018 - fevereiro/2019). Preceptor do Programa Residência Pedagógica da UFPI (agosto/2018 - abril/2019). Professor do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior do Piauí - FAESPI (de fevereiro/2019 a janeiro/2020). Doutor em Educação pela UFPI (março/2019 - fevereiro/2023). Atualmente é Professor formador do Núcleo de Tecnologia Educacional de Teresina (NTHE). Avaliador ad hoc de revistas científica, eventos acadêmico e extensão universitária.

Antonia Dalva França-Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará-UFC/FACED, onde estudou a racionalidade pedagógica da ação dos professores formadores, afiliando-se ao campo da epistemologia da prática profissional. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), investigando o stress e o bournout em professores e Especialista em Educação Infantil; em Psicanálise e em Neuropsicopedagogia Institucional Clinica e Hospitalar. Durante um quadriênio foi gestora da Coordenadora de Currículo da UFPI, sendo também, Interlocutora do REUNI e presidente da Comissão Organizadora de Concursos para Docentes, assumindo por 12 anos cargo de direção na UFPI. Instituiu e organizou eventos científicos como o ENID, O SIMCOP, o CPAPE, o SERP. Coordenou o desenvolvimento de projetos tecnológicos implementando na UFPI programas de ensino e desenvolvimento tecnológico como: PROCAMPO, PARFOR, Prodocência, Ensino na Saúde e o OBEDUC. Também escreveu e fundou o Pibid, o LIFE, o Residência Pedagógica e o Pibid UFPI, os quais coordenou até dezembro de 2020. É Professora Associada, integrante do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI, bolsista Produtividade PQDT/UFPI, Editora da Revista Epistemologia e Práxis Educativa (EPEduc), avaliadora do INEP, membro do Comitê de Ética em Pesquisa Humana da UFPI, consultora ad hoc de revistas e agências de fomento e Lider do NIPEEPP (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional), e coordena projetos de extensão. Coordenadora do Observatório em Educação (OBEDUC) projeto financiado pela Capes. Pesquisadora de projetos financiados pelo CNPq (Universal 2018): Processos de indução de professores iniciantes na escola básica, vinculado à PUC/SP e do Projeto "Os cursos de Pedagogia nas IES brasileiras: análises das dimensões teórico-científicas e prático-organizacionais" (Universal 2021). Desenvolve pesquisas em educação, cultura e cibercultura, práticas educativas, aprendizagens e formação e desenvolvimento docente, na modalidade presencial e à distância, investigando, portanto, sobre a epistemologia da vida escolar/acadêmica em loci distintos. Integra a Rede Internacional "Red de Inducción a la Docencia (RID)/Rede Inserção no Ensino, a Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia (REPPED) e a Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (RIDES), representando o Nordeste na composição da atual Diretoria (Gestão 2022-2023) e, atualmente, a Rede de Pesquisa EAD/UNIREDE.

Joaquim Luis Medeiros Alcoforado, Universidade de Coimbra

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. É Professor na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Investigador do Grupo de Políticas Educativas e Dinâmicas Educacionais (GRUPOEDE) do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEISXX), uma Unidade de Investigação da Universidade de Coimbra e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). É Coordenador do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária e Membro da Comissão de Coordenação do Doutoramento em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Como Professor e Investigador está ligado preferencialmente às temáticas de Educação e Formação de Adultos, Animação Sociocultural, Gestão de Projetos, Educação para as Carreiras, Validação de Adquiridos Experienciais, Sociologia do Trabalho e do Emprego e Formação, Trabalho e Desenvolvimento Profissional. Participou em diversos projetos de investigação e intervenção, financiados pela FCT, Comissão Europeia e Programas Grundtvig, POAT e POPH, tendo coordenado alguns deles. Publicou, em autoria e coautoria, de mais de uma centena de trabalhos escritos. Apresentou várias dezenas de trabalhos em Encontros Científicos, nacionais e internacionais, tendo organizado diretamente, mais de vinte. Integra uma equipa multidisciplinar que desenvolve projetos educativos locais, em conjunto com cinco municípios portugueses. Foi membro da Comissão de Autoavaliação de Agrupamentos de Escolas Básicas e Secundárias. Participou e participa em grupos de trabalho nacionais e internacionais sobre políticas e práticas educativas. Foi Técnico Superior e Gestor Público, dos Serviços Públicos de Emprego e Formação Profissional. Criou e desenvolveu vários projetos culturais e desportivos.

Referências

Arénilla, Louis; Gossot, Bernard; Rolland, Marie-Claire; Roussel, Marie-Pierre. Dicionário de Pedagogia. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

Bardin, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2021: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2022.

Brasil. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, [1996]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 26 jun. 2021.

Brasileiro, Ada Magaly Matias. Manual de produção de textos acadêmicos e científicos. São Paulo: Atlas, 2013.

Cará Jr, Jaime. Educação sem distância: efeitos de presença em cursos on-line. São Paulo: Biblioteca24horas, 2014.

Dias, Rosilâna Aparecida; Leite, Lígia Silva. Educação a distância: da legislação ao pedagógico. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Gil, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Gonzalez, Mathias. Fundamentos da tutoria em educação a distância. 2. ed. São Paulo: Avercamp, 2015.

Guarezi, Rita de Cássia Menegaz; Matos, Márcia Maria de. Educação a distância sem segredos. Curitiba: InterSaberes, 2012.

Kenski, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9. ed. Campinas: Papirus, 2012.

Maia, Carmem; Mattar, João. ABC da EaD: a educação a distância hoje. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

Marconi, Marina de Andrade; Lakatos, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

Mattar, João. Guia de educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

Michaelis. Português Brasileiro. 2022. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br. Acesso em: 26 mar. 2022.

Mill, Daniel; Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; Abreu-e-lima, Denise Martins de; Lima, Valéria Sperduti, Otsuka, Joice Lee. Sobre a Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de São Carlos (UAB-UFSCar): um relato de experiência de Educação a Distância. In: Mill, Daniel; Ribeiro, Luis Roberto de Camargo; Oliveira, Marcia Rozenfeld Gomes de (Orgs.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. 2. ed. São Carlos: EdUFSCar, 2014. p. 175-190.

Moore, Michael G.; Kearsley, Greg. Educação a distância: sistemas de aprendizagem on-line. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

Oliveira, Marcia Rozenfeld Gomes de; Mill, Daniel; Ribeiro, Luis Roberto de Camargo. A tutoria como formação docente na modalidade de Educação a Distância. In: Mill, Daniel; Ribeiro, Luis Roberto de Camargo; Oliveira, Marcia Rozenfeld Gomes de (Orgs.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. 2. ed. São Carlos: EdUFSCar, 2014. p. 77-86.

Rosa, Aléssio da. Educação a Distância: desafios e oportunidades. Curitiba: Appris, 2016.

Saraiva, Karla. Educação a distância: outros tempos, outros espaços. Ponta Grossa: UEPG, 2010.

Silva, Kátia Cilene da; Lopes, Danniel Cavalcante. Introdução a EaD. Mossoró: EdUFERSA, 2014.

Tori, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. 2. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

Downloads

Publicado

2023-09-30

Edição

Seção

Dossiê Temático: “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades”