Educación a Distancia

proceso de ruptura tecnológica y social en la formación docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61601

Palabras clave:

educación a distancia, formación de profesores, tecnologías

Resumen

La Educación a Distancia en Brasil ha posibilitado cuantitativamente el proceso de formación de docentes. Sin embargo, las discusiones científicas que contextualizan este campo epistemológico son aún tímidas. En este sentido, este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre la viabilidad de monitorear la calidad de este contexto emergente, especialmente en la actualidad. Para ello, seguimos un análisis bibliográfico, a partir de las consideraciones de autores que relacionan esta educación como una ruptura tecnológica y social. Los resultados apuntan para la necesidad tanto de inversiones estructurales frente a la realidad del ciudadano brasileño, como de prácticas diferenciadas en las que puedan llevar a cabo el aprendizaje reflexivo de los estudiantes de Graduaciones.

Biografía del autor/a

Carlos Alberto Lima de Oliveira Pádua, Universidade Federal do Piauí

Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia: Administração e Supervisão Educacional pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2002/1 - 2006/1). Aluno bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC-CNPq (agosto/2004 - julho/2006). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Ensino Superior do Piauí - FAESPI (maio/2007 - abril/2009). Professor concursado da Prefeitura Municipal de Teresina (03/06/2008 - 08/02/2012). Especialista em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (agosto/2009 - dezembro/2010). Tutor à distância do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia - modalidade EaD da Universidade Aberta do Brasil - UAB / Universidade Federal do Piauí - UFPI (2010/1 - 2010/2). Pedagogo concursado da Prefeitura Municipal de Teresina (desde 08/02/2012). Professor Formador do curso de Licenciatura Plena em Letras/Inglês do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR / UESPI (2014/1). Supervisor de área de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID / UFPI (abril/2015 - outubro/2016). Pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional - NIPEEPP da UFPI (desde abril/2015). Mestre em Educação pela UFPI (março/2016 - dezembro/2017). Professor dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em História da Faculdade Maurício de Nassau - UNINASSAU (fevereiro/2018 - fevereiro/2019). Preceptor do Programa Residência Pedagógica da UFPI (agosto/2018 - abril/2019). Professor do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior do Piauí - FAESPI (de fevereiro/2019 a janeiro/2020). Doutor em Educação pela UFPI (março/2019 - fevereiro/2023). Atualmente é Professor formador do Núcleo de Tecnologia Educacional de Teresina (NTHE). Avaliador ad hoc de revistas científica, eventos acadêmico e extensão universitária.

Antonia Dalva França-Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará-UFC/FACED, onde estudou a racionalidade pedagógica da ação dos professores formadores, afiliando-se ao campo da epistemologia da prática profissional. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), investigando o stress e o bournout em professores e Especialista em Educação Infantil; em Psicanálise e em Neuropsicopedagogia Institucional Clinica e Hospitalar. Durante um quadriênio foi gestora da Coordenadora de Currículo da UFPI, sendo também, Interlocutora do REUNI e presidente da Comissão Organizadora de Concursos para Docentes, assumindo por 12 anos cargo de direção na UFPI. Instituiu e organizou eventos científicos como o ENID, O SIMCOP, o CPAPE, o SERP. Coordenou o desenvolvimento de projetos tecnológicos implementando na UFPI programas de ensino e desenvolvimento tecnológico como: PROCAMPO, PARFOR, Prodocência, Ensino na Saúde e o OBEDUC. Também escreveu e fundou o Pibid, o LIFE, o Residência Pedagógica e o Pibid UFPI, os quais coordenou até dezembro de 2020. É Professora Associada, integrante do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI, bolsista Produtividade PQDT/UFPI, Editora da Revista Epistemologia e Práxis Educativa (EPEduc), avaliadora do INEP, membro do Comitê de Ética em Pesquisa Humana da UFPI, consultora ad hoc de revistas e agências de fomento e Lider do NIPEEPP (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional), e coordena projetos de extensão. Coordenadora do Observatório em Educação (OBEDUC) projeto financiado pela Capes. Pesquisadora de projetos financiados pelo CNPq (Universal 2018): Processos de indução de professores iniciantes na escola básica, vinculado à PUC/SP e do Projeto "Os cursos de Pedagogia nas IES brasileiras: análises das dimensões teórico-científicas e prático-organizacionais" (Universal 2021). Desenvolve pesquisas em educação, cultura e cibercultura, práticas educativas, aprendizagens e formação e desenvolvimento docente, na modalidade presencial e à distância, investigando, portanto, sobre a epistemologia da vida escolar/acadêmica em loci distintos. Integra a Rede Internacional "Red de Inducción a la Docencia (RID)/Rede Inserção no Ensino, a Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia (REPPED) e a Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (RIDES), representando o Nordeste na composição da atual Diretoria (Gestão 2022-2023) e, atualmente, a Rede de Pesquisa EAD/UNIREDE.

Joaquim Luis Medeiros Alcoforado, Universidade de Coimbra

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. É Professor na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Investigador do Grupo de Políticas Educativas e Dinâmicas Educacionais (GRUPOEDE) do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEISXX), uma Unidade de Investigação da Universidade de Coimbra e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). É Coordenador do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária e Membro da Comissão de Coordenação do Doutoramento em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Como Professor e Investigador está ligado preferencialmente às temáticas de Educação e Formação de Adultos, Animação Sociocultural, Gestão de Projetos, Educação para as Carreiras, Validação de Adquiridos Experienciais, Sociologia do Trabalho e do Emprego e Formação, Trabalho e Desenvolvimento Profissional. Participou em diversos projetos de investigação e intervenção, financiados pela FCT, Comissão Europeia e Programas Grundtvig, POAT e POPH, tendo coordenado alguns deles. Publicou, em autoria e coautoria, de mais de uma centena de trabalhos escritos. Apresentou várias dezenas de trabalhos em Encontros Científicos, nacionais e internacionais, tendo organizado diretamente, mais de vinte. Integra uma equipa multidisciplinar que desenvolve projetos educativos locais, em conjunto com cinco municípios portugueses. Foi membro da Comissão de Autoavaliação de Agrupamentos de Escolas Básicas e Secundárias. Participou e participa em grupos de trabalho nacionais e internacionais sobre políticas e práticas educativas. Foi Técnico Superior e Gestor Público, dos Serviços Públicos de Emprego e Formação Profissional. Criou e desenvolveu vários projetos culturais e desportivos.

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Publicado

2023-09-30

Número

Sección

Dossiê Temático: “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades”