Governamentalidade Algorítmica e Saberes Docentes
da Transcrição à Transcriação Didática Digital no Ensino Universitário em Período Pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61607Palavras-chave:
governamentalidade algorítmica; docência do ensino superior; inteligência artificial; saberes docentes; pandemia.Resumo
Este artigo objetiva analisar como se formou um saber docente específico durante o Ensino Remoto Emergencial a fim de entender o funcionamento da governamentalidade algorítmica na docência universitária. Utilizaram-se como referencial teórico-metodológico os conceitos de poder, saber e governo na perspectiva foucaultiana e como instrumento de coleta de dados, entrevistas com docentes universitários. Argumenta-se que a formação do saber experiencial tecnodidático teve como condições de emergência: bloqueios na produção do saber da prática docente; disponibilização da posição mestre ignorante; funcionamento dos mecanismos de transposição didática e de transcriação didática digitais. Tais condições normalizaram a utilização das plataformas digitais no ensino, atendendo às urgências da governamentalidade algorítmica na fabricação de uma Educação orientada a Dados.
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