Integração de Tdic ao Currículo

as perspectivas de tecnologia presentes nos documentos oficiais da política de Santa Catarina

Autores

  • Éverton Vasconcelos de Almeida Secretaria Estadual de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-8404-2026
  • Roseli Zen Cerny Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61609

Palavras-chave:

currículo, TDIC, inovação, Santa Catarina

Resumo

A política de integração de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ao currículo da Educação Básica em Santa Catarina dispõe de um histórico documentado de intenções que expressam os contextos sociais e educacionais de diferentes períodos. Essa integração não é uma iniciativa governamental, mas uma política pública de Estado que revela raízes históricas. Neste artigo, analisamos os documentos oficiais a fim de identificar as constâncias, descontinuidades e particularidades de concepções relacionados ao tema. Orientados pela teoria crítica da tecnologia e do currículo, realizou-se um Estudo de Caso, que demonstrou que o tema tecnologias sempre esteve presente nos textos curriculares, inicialmente nas entrelinhas e crescendo de importância no decorrer do tempo. Evidenciou-se o predomínio da perspectiva substantivista ao abordar a integração das tecnologias ao currículo.     

Biografia do Autor

Éverton Vasconcelos de Almeida, Secretaria Estadual de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Licenciatura em Artes com Habilitação em Música pela Universidade Federal de Pelotas. Professor de Artes (Música) na rede pública estadual de Santa Catarina (2005-atual). Membro da Rede de Pesquisa em Currículo e Tecnologia (REPERCUTE-UFSC).

Roseli Zen Cerny, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, atuando na linha de pesquisa Educação e Comunicação. Pesquisa os temas: Educação a Distância, Tecnologias Digitais, Integração da Tecnologias no currículo, formação de professores.

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Publicado

2023-09-30

Edição

Seção

Dossiê Temático: “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades”