Novo Ensino Médio

os conteúdos científicos em rede nos processos de ensino e aprendizagem no Projeto Connect

Autores

  • Sueli Perazzoli Trindade Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Patrícia Lupion Torres Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Raquel Pasternak Glitz Kowalski Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR https://orcid.org/0000-0002-7394-6505

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61614

Palavras-chave:

novo ensino médio; escolarização aberta; ciência aberta; Projeto Connect.

Resumo

A implementação do Novo Ensino Médio apresenta desafios que precisam de ser discutidos. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo analisar práticas pedagógicas inovadoras, interativas, integradas e inclusivas no Novo Ensino Médio, por meio de conteúdos científicos em rede no Projeto Connect. O aporte teórico contempla autores que referenciam conceitos da escolarização aberta, como Okada (2007) e Connect (2020), e da pesquisa qualitativa, como Flick (2004). Com a metodologia qualitativa do tipo estudo de caso, a coleta de dados foi realizada em uma escola estadual no sul do Brasil, abrangendo professores e estudantes. A pesquisa revelou que é importante repensar práticas pedagógicas com conteúdos e ações científicas, de forma significativa e inovadora, articuladas com as redes e as áreas do conhecimento relevantes à realidade dos estudantes.

Biografia do Autor

Sueli Perazzoli Trindade, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutora em Educação pela PUCPR. Mestre em Educação pela UNOESC, Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela UNOESC, Letras, Linguística e Artes com área de concentração em Arte e Ensino da Arte pela UNC e Didática Psicopedagogia Interdisciplinar e Gestão Escolar na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio pelo UNIFACVEST. Licenciada em pedagogia pela UNOESC, licenciada e bacharelado em Artes Visuais pela UNC. Atualmente é docente no Ensino Superior na UNOESC e na Rede Pública Estadual no Ensino Médio.

Patrícia Lupion Torres, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPQ. Possui graduação em Pedagogia pela PUCPR, mestrado em Educação pela PUCPR, doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC e Pós doutorado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto- Portugal. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação da PUCPR, professora titular da PUCPR e Professora permanente do mestrado e doutorado em Educação da PUCPR.

Raquel Pasternak Glitz Kowalski, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Pós doutoranda em Educação na PUCPR, Doutora em Educação na PUCPR com estágio na Open University UK, Mestre em Educação na PUCPR. Especialização em Web Design pela PUCPR e Especialização em Design Instrucional. Graduação em Design Gráfico pela PUCPR. Coordenadora e professora do curso de especialização em Design Educacional na PUCPR. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da PUCPR na linha de pesquisa teoria e prática pedagógica na formação de professores. Atua como docente na PUCPR e na FAE nos cursos de graduação na área de Design e Pedagogia. 

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Publicado

2023-09-30

Edição

Seção

Dossiê Temático: “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades”