Nueva Educación Secundaria

contenidos científicos en red en los procesos de enseñanza y aprendizaje en el Proyecto Connect

Autores/as

  • Sueli Perazzoli Trindade Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Patrícia Lupion Torres Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Raquel Pasternak Glitz Kowalski Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR https://orcid.org/0000-0002-7394-6505

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61614

Palabras clave:

nueva escuela secundaria brasileña; escuela abierta; ciencia abierta; Proyecto Connect.

Resumen

En respuesta a las expectativas actuales, la implementación de la Nueva Escuela Secundaria presenta desafíos que necesitan ser discutidos. Por lo tanto, el estudio tuvo como objetivo analizar prácticas pedagógicas innovadoras, interactivas, integradas e inclusivas en la Nueva Escuela Secundaria, a través de contenidos científicos en la red del Proyecto Connect. El aporte teórico de esta investigación incluye autores que hacen referencia a los conceptos de escolarización abierta, como Okada (2007) y Connect (2020), e investigaciones cualitativas, como Flick (2004). Con base en una metodología cualitativa del tipo estudio de caso, la recolección de datos se realizó en una escuela pública del sur de Brasil, abarcando docentes y estudiantes, a partir de un grupo focal. A partir de los resultados obtenidos, la investigación reveló que es importante repensar las prácticas pedagógicas con contenidos y acciones científicas, de manera significativa e innovadora, articuladas con redes y áreas de conocimiento relevantes a la realidad de los estudiantes.

Biografía del autor/a

Sueli Perazzoli Trindade, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutora em Educação pela PUCPR. Mestre em Educação pela UNOESC, Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela UNOESC, Letras, Linguística e Artes com área de concentração em Arte e Ensino da Arte pela UNC e Didática Psicopedagogia Interdisciplinar e Gestão Escolar na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio pelo UNIFACVEST. Licenciada em pedagogia pela UNOESC, licenciada e bacharelado em Artes Visuais pela UNC. Atualmente é docente no Ensino Superior na UNOESC e na Rede Pública Estadual no Ensino Médio.

Patrícia Lupion Torres, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPQ. Possui graduação em Pedagogia pela PUCPR, mestrado em Educação pela PUCPR, doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC e Pós doutorado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto- Portugal. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação da PUCPR, professora titular da PUCPR e Professora permanente do mestrado e doutorado em Educação da PUCPR.

Raquel Pasternak Glitz Kowalski, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Pós doutoranda em Educação na PUCPR, Doutora em Educação na PUCPR com estágio na Open University UK, Mestre em Educação na PUCPR. Especialização em Web Design pela PUCPR e Especialização em Design Instrucional. Graduação em Design Gráfico pela PUCPR. Coordenadora e professora do curso de especialização em Design Educacional na PUCPR. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da PUCPR na linha de pesquisa teoria e prática pedagógica na formação de professores. Atua como docente na PUCPR e na FAE nos cursos de graduação na área de Design e Pedagogia. 

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Publicado

2023-09-30

Número

Sección

Dossiê Temático: “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades”