A Seduc-RS na apropriação das TDIC no Ensino Médio

o que a análise das notícias institucionais revela?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61616

Palavras-chave:

limites da tecnologia educacional; privatização do ensino; apropriação do conhecimento; ensino médio.

Resumo

Este estudo analisa como se deu a atuação da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc-RS) em relação à apropriação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) por professores e estudantes de Ensino Médio entre 2020 e 2022. Em um contexto marcado pelas mudanças no Ensino Médio e pela pandemia da Covid-19, foi realizada a análise temática de 93 notícias do site da Seduc-RS, entre 2020 e 2022, a fim de identificar os atores envolvidos na implementação das TDIC e as possibilidades de apropriação por parte das comunidades escolares. Observou-se que a gestão estadual da educação privilegiou grupos empresariais em detrimento de sujeitos das comunidades escolares, ocasionando apropriação do espaço público pelo privado. Seguindo o processo em curso, tais ações de educação a distância e privatização podem se tornar permanentes nas escolas estaduais de Ensino Médio.

Biografia do Autor

Brenda Jover, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com bolsa Capes. É licenciada em Pedagogia também pela UFRGS (2019) e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação.

Ângela Chagas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com bolsa Capes. Mestra em Educação também pela UFRGS (2019), licenciada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2023) e bacharela em Comunicação Social, Jornalismo pela UFRGS (2009). Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação.

Mateus Saraiva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciado em História (2005), bacharel em Políticas Públicas (2016), mestre (2015) e doutor (2021) em Educação, pela UFRGS. Pesquisador do Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação e do Grupo Exclusão Escolar na História Brasileira: persistências e resistências (1920-2020).

Maria Beatriz Luce, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação pela Michigan State University. Docente-orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Pesquisadora co-coordenadora do Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação.

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Publicado

2023-09-30

Edição

Seção

Dossiê Temático: “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades”