Aprendizagem em Equipamentos Computacionais de Baixo Custo em Cursos de Graduação
Percepção dos Estudantes em Aulas Remotas
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61647Palavras-chave:
tecnologia educacional; educação equitativa; inclusão digital; Raspberry Pi; smartphone.Resumo
Neste artigo, descrevemos o uso técnico e pedagógico do Raspberry Pi e do smartphone em atividades remotas entre alunos graduandos. Trata-se da primeira etapa de um estudo de caso que visa a contribuir para a ampliação da inclusão digital no contexto educacional, considerando-se não apenas o acesso a equipamentos e recursos tecnológicos, mas também a atuação discente na construção de conhecimento por meio deles. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa, norteada pela visão vigotskyana sobre a importância dos instrumentos na relação entre homem e realidade, bem como por estudos sobre tecnologias digitais na educação e sobre educação equitativa. Os dados revelam que tanto o Raspberry Pi quanto o smartphone são promissores, capazes de motivar os estudantes no processo de aprendizagem e promover sua inclusão em atividades propostas nos componentes curriculares de seus respectivos cursos.
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