Aprendizagem em Equipamentos Computacionais de Baixo Custo em Cursos de Graduação

Percepção dos Estudantes em Aulas Remotas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61647

Palavras-chave:

tecnologia educacional; educação equitativa; inclusão digital; Raspberry Pi; smartphone.

Resumo

Neste artigo, descrevemos o uso técnico e pedagógico do Raspberry Pi e do smartphone em atividades remotas entre alunos graduandos. Trata-se da primeira etapa de um estudo de caso que visa a contribuir para a ampliação da inclusão digital no contexto educacional, considerando-se não apenas o acesso a equipamentos e recursos tecnológicos, mas também a atuação discente na construção de conhecimento por meio deles. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa, norteada pela visão vigotskyana sobre a importância dos instrumentos na relação entre homem e realidade, bem como por estudos sobre tecnologias digitais na educação e sobre educação equitativa. Os dados revelam que tanto o Raspberry Pi quanto o smartphone são promissores, capazes de motivar os estudantes no processo de aprendizagem e promover sua inclusão em atividades propostas nos componentes curriculares de seus respectivos cursos.

 

Biografia do Autor

Carlos Eduardo de Barros Paes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Professor Assistente Doutor na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Assessor de Políticas Tecnológicas da Reitoria na mesma Instituição.

Karlene do Socorro da Rocha Campos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Assistente Doutora na Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Assessora do Núcleo Assessor de Tecnologias Educacionais na mesma Instituição.

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Publicado

2023-09-30

Edição

Seção

Dossiê Temático: “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades”