Letramento midiático no currículo da Pedagogia e nas experiências docentes durante a pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61651

Palavras-chave:

identidade docente, mídia-educação, práticas pedagógicas, formação docente, cultura digital

Resumo

Neste artigo apresentamos o recorte de uma pesquisa de doutorado que, dentre seus objetivos, buscou identificar os elementos da formação para as mídias na grade curricular de três cursos de Pedagogia nas duas universidades públicas do estado de Santa Catarina em contraponto aos relatos das experiências docentes de um grupo de pedagogas, entre 2020 e 2022, coletados em três questionários online e rodas de conversa. As análises foram sustentadas pelos estudos da mídia-educação, letramento midiático e identidade docente. De forma geral, os resultados apontaram que as mídias ainda não constituem um eixo importante na formação inicial dos pedagogos. E que, embora o currículo contemple disciplinas sobre mídias, estas ainda se encontram isoladas. Por fim, os estudos nos mostraram que essa formação para as mídias requer uma transversalidade e uma contextualização com o lócus de atuação do pedagogo.

Biografia do Autor

Klalter Bez Fontana, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação (UFSC - 2022), na linha de pesquisa: Educação e Comunicação, tendo como foco a pesquisa sobre identidade e trajetórias do Pedagogo e letramento midiático. Mestrado em Educação (2005), na Linha de Pesquisa Trabalho e Educação e Graduação em Pedagoga (2000), ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduanda em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI - início 2021). É professora colaboradora no Centro de Educação a Distância (CEAD) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Principais linhas de interesse: Representações Sociais; Cotidiano da prática docente; Formação de Professores; Trajetórias e Identidade do Pedagogo; Letramento Midiático; Mídia-Educação.

Dulce Marcia Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Metodologia de Ensino (MEN), Universidade Aberta do Brasil e no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação (CED). Líder do Grupo de Pesquisa EDUMÍDIA: Educação, Comunicação e Mídias no CNPq. Pesquisa na interface entre a Comunicação, a Educação e as Mídias, com foco nos games, na formação docente para as mídias digitais no ensino presencial e a distância; nas linguagens e narrativas na cultura digital e nos processos, práticas de produção e análise dos gêneros digitais, especialmente os jogos digitais. Graduação em Comunicação Social (RTV) pela Fundação Armando Álvares Penteado (1980), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Bolsista Fulbright/Capes durante o doutorado-sanduíche no Departamento de Radio/Television/Film - Universidade doTexas, EUA (1998). Bolsista da Bieschöfliche Aktion Adveniat na Universidade de Navarra, Espanha (1982) e da JICA, na NHK TV, Japão (1984). Foi professora do Mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e do Curso de Comunicação Social da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Tem experiência profissional em TV como produtora, diretora, roteirista e editora de telejornais na TV Cultura de São Paulo e RBSTV.

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Publicado

2023-09-30

Edição

Seção

Dossiê Temático: “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades”