Tecnologias e Currículo da EJA no Brasil em Tempos de Pandemia

para que, para quem?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61652

Palavras-chave:

educação de jovens e adultos; tecnologias da informação e comunicação; currículo; Covid-19.

Resumo

O objetivo do ensaio é discutir como as tecnologias analógicas e digitais da informação e comunicação estiveram presentes em propostas curriculares da Educação de Jovens e Adultos no cenário da pandemia no Brasil. O referencial teórico está ancorado em construtos freireanos – apreender a realidade, situações-limite, ação-reflexão-ação e construção de inéditos viáveis. A partir da imersão multifacetada e acompanhamento de iniciativas protagonizadas em escolas, movimentos populares e em universidades, identificamos quatro papéis desempenhados pelas tecnologias: (i) estabelecer contato com os estudantes; (ii) criar e/ou fortalecer redes de colaboração entre docentes e discentes; (iii) promover práticas pedagógicas via ensino remoto emergencial; e (iv) implementar a modalidade via educação a distância, possibilitada por diretrizes operacionais para a Educação de Jovens e Adultos aprovadas no governo Bolsonaro.

Biografia do Autor

Jarina Rodrigues Fernandes, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e membro do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar – Brasil.

Marcela Fontão Nogueira, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Professora do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos, São Paulo, Brasil.

Mariah Cruz de Souza Tronco, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal de São Carlos, UFSCar – Brasil.

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Publicado

2023-09-30

Edição

Seção

Dossiê Temático: “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades”