Tecnologias e Currículo da EJA no Brasil em Tempos de Pandemia
para que, para quem?
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61652Palavras-chave:
educação de jovens e adultos; tecnologias da informação e comunicação; currículo; Covid-19.Resumo
O objetivo do ensaio é discutir como as tecnologias analógicas e digitais da informação e comunicação estiveram presentes em propostas curriculares da Educação de Jovens e Adultos no cenário da pandemia no Brasil. O referencial teórico está ancorado em construtos freireanos – apreender a realidade, situações-limite, ação-reflexão-ação e construção de inéditos viáveis. A partir da imersão multifacetada e acompanhamento de iniciativas protagonizadas em escolas, movimentos populares e em universidades, identificamos quatro papéis desempenhados pelas tecnologias: (i) estabelecer contato com os estudantes; (ii) criar e/ou fortalecer redes de colaboração entre docentes e discentes; (iii) promover práticas pedagógicas via ensino remoto emergencial; e (iv) implementar a modalidade via educação a distância, possibilitada por diretrizes operacionais para a Educação de Jovens e Adultos aprovadas no governo Bolsonaro.
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