Ambientalização curricular na formação do arquiteto e urbanista visando a responsabilidade socioambiental

Autores

  • Elizabeth de Fátima Correia Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul)
  • Rita de Cássia Frenedozo Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e64127

Palavras-chave:

ensino superior, educação ambiental, ambientalização curricular, sustentabilidade socioambiental, desenvolvimento sustentável

Resumo

Diante dos riscos e incertezas socioambientais, a Educação Ambiental (EA), na formação de arquitetos e urbanistas, se torna essencial. O objetivo do estudo foi identificar o grau de ambientalização curricular na formação do arquiteto e urbanista visando a responsabilidade socioambiental. O curso investigado está em Salto (SP). A pesquisa foi documental, qualitativa e a análise de conteúdo foi a metodologia de análise do grau de ambientalização curricular. Na análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e Planos de Ensino (PE), os resultados indicam que no PPC não há indícios explícitos de ambientalização; e nos PE, as disciplinas apresentam lacunas na inserção da temática socioambiental. Assim, as funções e práticas curriculares devem ser redefinidas, para restabelecer a articulação de competências e habilidades à formação de profissionais com responsabilidade socioambiental.

Biografia do Autor

Elizabeth de Fátima Correia, Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul)

Arquiteta e urbanista pela FAU da Universidade Braz Cubas (1985). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Sorocaba. Mestra em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Cruzeiro do Sul (2021). Especialista em Engenharia e Gerenciamento de Obras pelo Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (2018). Especialista em Gestão Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade Bertioga (2005). Foi professora do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio de março de 2015 a junho de 2022, atuando como docente nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Decoração e Design, Design de Interiores e Design Gráfico. Pesquisadora na área de ensino de ciências, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo: Sustentabilidade, Biofilia e Neuroarquitetura.Registrada no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil - CAU/BR atuando profissionalmente desde 1985.  É membro da diretoria do Instituto de Pesquisa Ambientais de Bertioga – IPECAB (ONG), desde 1984, paricipando do Projeto Itapanhaú - plano de desenvolvimento e proteção ambiental e utilização racional dos recursos hídricos, do Projeto Vertente Atlântica – RMBS e Comunidade indígena-Rio Silveira.

Rita de Cássia Frenedozo, Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul)

Bacharel em Ecologia e Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora titular de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo, SP). Ministra disciplinas da área da Ecologia Geral, Avaliação de Impacto Ambiental e de Ecologia de Populações e Ecossistemas. Na pós-graduação é docente do programa acadêmico Mestrado/Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática com projetos na área de ensino de Ciências e Biologia e de Educação ambiental.

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Publicado

2024-12-27

Edição

Seção

Artigos