“Parece que tudo era política”

análise do discurso dos leitores críticos da Educação Física em Pernambuco

Autores

  • Sérgio Alves Santos Universidade Federal do Vale do São Franscisco
  • Alvaro Rego Millen Neto Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e64270

Palavras-chave:

currículo, Educação Física, análise do discurso, subjetivação

Resumo

Objetiva-se analisar, neste artigo, o discurso dos “leitores críticos” da disciplina de Educação Física no Ensino Médio em Pernambuco. Foram usadas entrevistas narrativas com cinco profissionais e a análise do discurso como suporte analítico. As formações discursivas revelaram intensos debates acerca da pedagogia inerente a essa disciplina, imprecisões na participação dos professores no processo e incertezas na estruturação da proposta. Conclui-se que os debates sobre a epistemologia e a estrutura curricular têm sido palco de disputas ideológicas, influenciando diretamente a formação pretendida dos sujeitos.

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Biografia do Autor

Sérgio Alves Santos, Universidade Federal do Vale do São Franscisco

Graduado e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. É integrante do Grupo de Estudos sobre Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR). Atualmente trabalha como professor da Educação Básica.

Alvaro Rego Millen Neto, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Atualmente é Professor Adjunto do Colegiado Acadêmico de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Professor e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UNIVASF e é um dos líderes do Grupo de Estudos sobre Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR).

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Publicado

2025-05-30

Edição

Seção

Artigos