Os Currículos Cinematográficos e a Formação da Identidade Profissional Docente
um recorte de Gênero
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e64648Palavras-chave:
profissão docente, gênero, currículo, cinema e audiovisualResumo
Este artigo procura compreender como as imagens e discursos veiculados através de filmes cujas protagonistas são professoras podem influenciar na constituição da identidade profissional docente em um recorte de gênero. Partindo do pressuposto da incompletude inerente à imagem e ao discurso cinematográficos, utilizamos a Análise de Discurso de vertente franco-brasileira como referencial teórico-metodológico. Doravante, apresentamos um estudo de caso com estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a partir da exibição do docudrama brasileiro Carregadoras de Sonhos. Os resultados obtidos na pesquisa evidenciam que a caracterização das professoras nos filmes populares levanta questões acerca das dificuldades da profissão docente, mas também manifesta a mistificação da docência impregnada de valores atribuídos por discursos androcêntricos.
Referências
ARONOWITZ, Stanley. Working-class identity and celluloid fantasies in the electronic age. In: GIROUX, Henry A; SIMON, Roger I (orgs.). Popular culture: schooling and everyday life. New York: Bergin & Garvey, 1989. p. 197-217.
BERTICELLI, Ireno Antonio. Currículo: tendências e filosofia. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). O Currículo nos Limiares do Cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 159-175.
DALTON, Mary. The Hollywood Curriculum: teachers in the movies. Nova Iorque. Peter Lang, 2007.
FABRIS, Elí Terezinha Henn. A Pedagogia do Herói nos Filmes Hollywoodianos. Currículo sem Fronteiras, v. 10, n. 1, p. 232-245, 2010. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol10iss1articles/fabris.pdf. Acesso em: 09 abr. 2023.
FARFÁN, Víctor Manuel Figueroa; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Carreiras Docentes, Neoliberalismo e a Nova Gestão Pública na América Latina. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, v. 14, n. 36, p. 984-1005, 2022. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1392. Acesso em: 09 abr. 2023.
FELIPE, Adilson Edinei. O professor no cinema brasileiro: representação fílmica e imaginário social. Revista Anagrama, São Paulo, ano 2, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.usp.br/anagrama/article/view/35336. Acesso em: 12 jun. 2023.
FIORI, José Luís. Globalização, Hegemonia e Império. In: FIORI, José Luís; TAVARES, Maria da Conceição (org.). Poder e Dinheiro: uma economia política da globalização. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 87-147.
GILBERT, Laura A. Cinematic Representations of Female Teachers: a narratological analysis of mise-en-scène in Recent Hollywood Films. Tese (Doutorado em Educação) - Department of Leadership, Educational Psychology and Foundations, Northern Illinois University, Illinois, 2014.
GUTFREIND, Cristiane Freitas. O filme e a representação do real. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, Porto Alegre, v. 8, p. 1-12, 2006. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/90. Acesso em: 12 jun. 2023.
GREIMAS, Agirdas J; COUTÉS, Joseph. Dicionário de Semiótica. São Paulo, Cultrix, 1979.
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.
INEP. Instituto Nacional de Estudos r Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica 2022: Resumo Técnico. Brasília, 2023. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2022.pdf. Acesso em: 20 jul. 2023.
LORBER, Judith. Paradoxes of Gender. New Haven: Yale University Press, 1994.
LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na Sala de Aula. In: DEL PRIORE, Mary (org.). História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2004. p. 371-403.
ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2015.
PHELAN, James. Reading People, Reading Plots. Chicago: The University of Chicago Press, 1989.
RIBEIRO, Fernanda Teixeira. Por que as mulheres são maioria na pós-graduação, mas ocupam menos da metade dos cargos de docência nas universidades? Jornal da Unesp [online], São Paulo, 03 mar. 2023. Disponível em: https://jornal.unesp.br/2023/03/03/por-que-as-mulheres-sao-maioria-na-pos-graduacao-mas-ocupam-menos-da-metade-dos-cargos-de-docencia-nas-universidades. Acesso em: 10 jul. 2023.
ROSENFELD, Anatol. Cinema: arte e indústria. São Paulo: Perspectiva, 2009.
SAVIANI, Demerval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. São Paulo: Editores Associados, 2010.
SOUZA, Tania Conceição Clemente de. Discurso e Cinema: uma análise de Limite. Ciberlegenda (UFF), Niterói, v. 4, p. 4, 2001. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ciberlegenda/article/view/36776. Acesso em: 17 jan. 2023.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O Trabalho Docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Rio de Janeiro: Vozes, 2020.
VIANNA, Cláudia. Contribuições do Conceito de Gênero para a Análise da Feminização do Magistério no Brasil. In: CAMPOS, Maria Christina Siqueira de Souza; SILVA, Vera Lúcia Gaspar da (orgs.). Feminização do Magistério: vestígios do passado que marcam o presente. Bragança Paulista: EDUSF, 2002. p. 39-67.
XAVIER, Ismail. O Discurso Cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista e-Curriculum

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.






