A Teoria da Evolução na BNCC e no Documento Curricular para Goiás

análise a partir da estrutura conceitual da Biologia

Autores

  • Gabriel da Rocha Barbosa Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Mel de Oliveira Duarte Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Simone Sendin Moreira Guimarães Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e64871

Palavras-chave:

ensino de evolução, história e filosofia da biologia, Base Nacional Comum Curricular, Documento Curricular para Goiás, pedagogia histórico-crítica

Resumo

Este estudo investigou a presença e a abordagem da Teoria da Evolução na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento Curricular de Goiás – Ensino Médio (DCGO-EM). Seus objetivos incluem analisar esses documentos, no intuito de identificar aspectos conceituais e políticos. Embasado na Estrutura Conceitual da Biologia, nos Estatutos do Conhecimento Biológico e na Pedagogia Histórico-Crítica, o texto adota uma análise documental que considerou as dimensões ontológica, epistemológica, histórico-social e conceitual. No que diz respeito à BNCC, identificou-se o apagamento da disciplina Biologia, que se desdobra na falta de destaque dado à Teoria da Evolução. Quanto ao DCGO-EM, foram encontradas fragilidades conceituais ao não abordar a natureza gradual e contingente do processo evolutivo. A partir desses resultados, reflete-se sobre a necessidade de uma abordagem contextualizada, conceitual e epistemologicamente mais ampla da Teoria da Evolução nos currículos.

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Biografia do Autor

Gabriel da Rocha Barbosa, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação em Cências e Matemática pela Universidade Federal de Goías (PPGECM-UFG). Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela mesma istituição. É bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Colligat- repensando a formação de professores de ciências e biologia no Laboratório de História, Filosofia e Ensino de Biologia na Educação Escolar (LaHFiEBEE-UFG), no qual participa de pesquisas voltadas para história e filosofia da biologia e suas implicações para o ensino de biologia. É professor de biologia da ação de extenção "Cursinho Popular Comunidade FazArte" (UFG).

Mel de Oliveira Duarte, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Federal de Goiás. Mestre em Zoologia - Subárea Sistemática e Evolução - pela Universidade Federal do Pará (2014) Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2010) e). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemática, evolução, e história e filosofia da biologia.

     

Simone Sendin Moreira Guimarães, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Educação Escolar - Formação de Professores pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP (Campus Araraquara) (2010), mestre em Educação - Ensino de Ciências pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2003), especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de São Paulo - USP (São Carlos) (2001) e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (1998). Atualmente é professora Associada II do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e coordena o PIBID Biologia (2022-2024). É professora e vice coordenadora (2022/2024) do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da UFG. Coordena o Grupos de Pesquisa Colligat - (re)pensando a formação de professores de ciências na natureza (UFG) e participa, como pesquisadora, do grupo de Pesquisa em História da Biologia e Ensino (USP). Tem experiência na área de Educação em Ciências, com ênfase na Formação de Professores de Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Filosofia da Ciência/Biologia e Ensino de Ciências e Biologia (a partir da Pedagogia Histórico Crítica).

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Publicado

2025-05-30

Edição

Seção

Artigos