Embates discursivos e significação do conhecimento profissional docente
por que retomar a Resolução CNE/CP no 2/2015?
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e64905Palavras-chave:
conhecimento profissional docente, políticas curriculares, formação de professores, BNC-Formação, Resolução CNE/CP nº 2/2015Resumo
Este artigo investiga os significados produzidos para a docência e os conhecimentos associados ao fazer docente no cenário em que a Base Nacional Comum Curricular figura como objeto a partir do qual devem ser redirecionados os projetos das licenciaturas. Sob a lente teórica do ciclo contínuo de políticas, o estudo considera que a dinâmica de (re)elaboração das políticas curriculares para a formação de professores no Brasil articula-se a um contexto de influência caracterizado por múltiplas disputas discursivas. Realiza-se uma análise de caráter qualitativo e documental dos Pareceres CNE/CP 2/2015, 22/2019 e 14/2020. As conclusões apontam para a necessidade de retomar as Diretrizes de 2015. Nestas, busca-se garantir ao docente da educação básica uma compreensão ampla do campo educacional, configurando-o como profissional de educação que produz e disputa sentidos nesse campo discursivo.
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