A contrarreforma da formação docente no Brasil e sua relação com o Novo Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65201Palavras-chave:
contrarreforma do ensino médio, BNC-Formação, formação docenteResumo
O presente artigo objetivou analisar as mudanças recentes nas políticas de formação docente no Brasil. Para isso, parte da contrarreforma do Ensino Médio, posta pela Lei n.º 13.415/2017, e examina a Resolução CNE/CP n.º 02/2019, a chamada BNC-Formação, entendendo-a como o instrumento central de consolidação de uma contrarreforma da formação docente no Brasil. Essa Resolução foi observada mediante a metodologia da Análise de Conteúdo e partindo da contextualização de outros documentos normativos e publicações científicas, visando situar o problema na conjuntura educacional do Brasil centrada no período dos governos Temer e Bolsonaro. Com a pesquisa, foi possível evidenciar que as políticas voltadas ao Ensino Médio no período em questão induziram alterações na concepção de formação de professores no país.
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