Matemática na Educação Infantil

possibilidades e desafios docentes a partir da Base Nacional Comum Curricular

Autores

  • Kamila K. Jandrey Holzmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Fabiana de Miranda Rocha-Luna Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Raquel Elisa Weber Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Luciana Vellinho Corso Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65219

Palavras-chave:

educação infantil, Base Nacional Comum Curricular, matemática inicial, oportunidades matemáticas

Resumo

Este artigo tem o objetivo de relacionar as evidências teóricas sobre as habilidades numéricas iniciais com o que é previsto pela Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil, além de indicar possibilidades e reflexões acerca da temática. No documento, foi realizada a busca por objetivos sobre números, relações e operações. Esses objetivos, entretanto, não abrangem a riqueza de saberes matemáticos presentes no cotidiano infantil. Viu-se também a ausência de possibilidades de reflexão, problematização e, sobretudo, fundamentação teórica sobre senso numérico na BNCC-EI. Discutiu-se a relevância desses aspectos para a instrumentalização de um professor mediador, capaz de construir novos objetivos e estratégias de ensino que conectem a matemática às múltiplas vivências das crianças.

Biografia do Autor

Kamila K. Jandrey Holzmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Psicopedagoga clínica e institucional. Doutoranda em Educação na linha de Aprendizagem e Ensino do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação (2020) e Licenciada em Pedagogia (2015) pela mesma universidade (UFRGS). Pesquisadora de temas voltados às habilidades numéricas iniciais, avaliação e intervenção.

Fabiana de Miranda Rocha-Luna, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora atuante na Educação Básica. Doutoranda em Educação na linha de Aprendizagem e Ensino do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação (2022) e Licenciada em Pedagogia (2013) pela mesma universidade (UFRGS). Pesquisadora de temas voltados às habilidades numéricas iniciais, avaliação e intervenção.

Raquel Elisa Weber, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora atuante na Educação Básica. Doutoranda em Educação na linha de Aprendizagem e Ensino do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação (2022) e Licenciada em Matemática (2017) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pesquisadora de temas voltados às habilidades numéricas iniciais, avaliação e intervenção.

Luciana Vellinho Corso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora Associada do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), Mestrado em Educação - Flinders University of South Australia (1993), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008).

Referências

AUNIO, Pirjo. Early Numeracy Skills Learning and Learning Difficulties – Evidence-based Assessment and Interventions. In: BERCH, Daniel B.; GEARY, David Cyril; KOEPKE, Kathleen Mann. Cognitive Foundations for Improving Mathematical Learning. Mathematical Cognition and Learning. Cambridge: Academic Press. v. 5, p. 195-214, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/B978-0-12-815952-1.00008-6. Acesso em: 11 jan. 2024.

AUNIO, Pirjo; RÄSÄNEN, Pekka. Core numerical skills for learning Mathematics in children aged five to eight years – a working model for educators. European Early Childhood Education Research Journal, v. 24, n. 5, p. 684-704, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1350293X.2014.996424. Acesso em: 10 jan. 2024.

AYDOGAN, Canan; FARRAN, Dale C.; SAGSOZ, Gülseren. The relationship between kindergarten classroom environment and children’s engagement. European Early Childhood Education Research Journal, v. 23, n. 5, p. 604-618, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1350293X.2015.1104036. Acesso em: 9 jan. 2024.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Participação da Prof. Dra. Maria Carmen S. Barbosa no Congresso Municipal de Educação Infantil/2022. Gestão Pedagógica, 2022. Vídeo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jLP-_tpgzM8. Acesso em: 14 jan. 2024.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Porque uma BNCC na educação infantil. Pátio Educação Infantil, ano 16, n. 55, abr./jun. 2018. Disponível em: https://desafiosdaeducacao.com.br/bncc-na-educacao-infantil/. Acesso em: 14 jan. 2023.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 2 jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf. Acesso em: 2 jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 23 out. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório Brasil no Pisa 2018. Brasília: Inep, 2019. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/relatorio_brasil_no_pisa_2018.pdf. Acesso em: 6 jan. 2024.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Notas sobre o Brasil no Pisa 2022. Brasília: Inep, 2023a. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/pisa/resultados/2022. Acesso em: 4 jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretoria de Avaliação da Educação Básica. Relatório de Resultados do Saeb 2021 – Volume 2: 2.º ano do Ensino Fundamental. Brasília, 2023b. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/2021/resultados/relatorio_de_resultados_do_saeb_2021_volume_2.pdf. Acesso em: 3 jan. 2024.

CAMPETTI, Pedro Henrique de Morais; DORNELES, Beatriz Vargas. Uma revisão integrativa e exploratória da literatura para os termos numeralização, numeramento e numeracia. Bolema, v. 36, n. 72, jan./abr. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n72a14. Acesso em: 5 dez. 2024.

CLEMENTS, Douglas H.; BAROODY, Arthur. J.; SARAMA, Julie. Background Research on Early Mathematics. National Governor’s Association (NGA), Center Project on Early Mathematics. p. 1-66, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/259575583_Background_research_on_arly_mathematics. Acesso em: 30 dez. 2023.

CLEMENTS, Douglas H.; SARAMA, Julie. Early childhood mathematics intervention. Science, v. 333, n. 6045, p. 968-970, 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1126/science.1204537. Acesso em: 3 jan. 2024.

CLEMENTS, Douglas H.; SARAMA, Julie. Learning and teaching early math: The learning trajectories approach. New York: Routledge, 2014.

CLEMENTS, Douglas H.; SARAMA, Julie. Myths of early math. Education Sciences, v. 8, n. 2, p. 1-8, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3390/educsci8020071. Acesso em: 20 dez. 2023.

CORSO, Luciana Vellinho; CORSO, Helena V.; SALLES, Jerusa F. de. Intervenção em habilidades matemáticas: senso numérico. In: CARDOSO, Caroline de Oliveira; DIAS, Natália Martins (org.). Intervenção neuropsicológica infantil: da estimulação precoce-preventiva à reabilitação. São Paulo: Pearson, 2019. p. 319-336.

CORSO, Luciana Vellinho; DORNELES, Beatriz Vargas. Senso numérico e dificuldades de aprendizagem na matemática. Rev. Psicopedagógica, São Paulo, v. 27, n. 83, p. 298-309, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-84862010000200015. Acesso em: 15 dez. 2023.

CORSO, Luciana Vellinho; DORNELES, Beatriz Vargas. Avaliação da matemática: competências numéricas e competências de base. In: SCICCHITANO, Rosa Maria Junqueira; CASTANHO, Marisa Irene Siqueira (org.). Avaliação Psicopedagógica: recursos para a prática. Rio de Janeiro: Wark Editora, 2013. p. 161-193.

CORSO, Luciana Vellinho; ROCHA-LUNA, Fabiana de Miranda; WEBER, Raquel Elisa. Avaliação das habilidades aritméticas iniciais: algumas questões para reflexão. Com a palavra o professor, Vitória da Conquista, BA, v. 7, n. 17, p. 216-234, jan./abr. 2022. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/770. Acesso em: 13 dez. 2023.

CORSO, Luciana Vellinho; ROCHA-LUNA, Fabiana de Miranda; WEBER, Raquel Elisa. Desenvolvimento das competências matemáticas iniciais. In: CORSO, Luciana Vellinho; ASSIS, Évelin Fulginiti de; NOGUES, Camila Peres (org.). Matemática na Educação Infantil. Porto Alegre: CirKula, 2023. p. 25-56. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/265673/001185549.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 4 jan. 2024.

DEHAENE, Stanislas. The number sense: How the mind creates mathematics. New York: Oxford University Press, 1997.

DENTON, Kristin; WEST, Jerry. Children’s reading and mathematics achievement in kindergarten and first grade. Education Statistics Quarterly, v. 4, n. 1, p. 19-26, 2002. Disponível em: https://nces.ed.gov/pubs2002/2002125.pdf. Acesso em: 23 out. 2023.

DEVLIN, Brianna L.; JORDAN, Nancy C.; KLEIN, Alice. Predicting mathematics achievement from subdomains of early number competence: Differences by grade and achievement level. Journal of Experimental Child Psychology, v. 217, 105354, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jecp.2021.105354. Acesso em: 10 dez. 2023.

DOIG, Brian; MCRAE, Barry; ROWE, Ken. A Good Start to Numeracy: Effective Numeracy Strategies from Research and Practice in Early Childhood. Australian Council for Educational Research, 2003. Disponível em: https://research.acer.edu.au/learning_processes/3. Acesso em: 23 out. 2023.

DYSON, Nancy I.; JORDAN, Nancy C.; GLUTTING, Joseph. A number sense intervention for low- income kindergartners at risk for mathematics difficulties. Journal of Learning Disabilities, [S.l.], v. 46, n. 2, p. 166-181, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1177%2F0022219411410233. Acesso em: 2 dez. 2023.

GEARY, David. C. Consequences, characteristics, and causes of mathematical learning disabilities and persistent low achievement in mathematics. Journal of Developmental & Behavioral Pediatrics, v. 32, n. 3, p. 250-263, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1097/dbp.0b013e318209edef. Acesso em: 28 dez. 2023.

GEARY, David C.; BERCH, Daniel B.; KOEPKE, Kathleen. Introduction: Cognitive Foundations for Improving Mathematical Learning. In: GEARY, David C.; BERCH, Daniel B.; KOEPKE, Kathleen (org.). Cognitive Foundations for Improving Mathematical Learning, v. 5. Cambridge: Elsevier, 2019. p. 1-36.

GIACHETI, Célia Maria. Diagnóstico e intervenção multiprofissional das crianças com dificuldades de aprendizagem. In: FUTURO EVENTOS (ed.). Livro do 6.º Simpósio Nacional sobre Distúrbios da Aprendizagem. São Paulo, 2002. p. 37-44.

GILMORE, Camilla; GÖBEL, Silke M.; INGLIS, Matthew. An introduction to mathematical cognition. London: Routledge, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.4324/9781315684758. Acesso em: 14 dez. 2023.

HAASE, Vitor Geraldi. Numeracia e literacia: como associar o ensino e aprendizagem da matemática básica com a alfabetização? In: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (org.); Secretaria de Alfabetização (coord.). Relatório Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências [recurso eletrônico]. Brasília: MEC/Sealf, 2020. p. 124-164. Disponível em: https://alfabetizacao.mec.gov.br/images/pdf/renabe_web.pdf. Acesso em: 5 dez. 2024.

JORDAN, Nancy C.; DEVLIN, Brianna L.; BOTELLO, Megan. Core foundations of early mathematics: refining the number sense framework. Current Opinion in Behavioral Sciences, v. 46, 101181, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.cobeha.2022.101181. Acesso em: 16 dez. 2023.

JORDAN, Nancy C.; GLUTTING, Joseph; RAMINENI, Chaitanya. A number sense assessment tool for identifying children at risk for mathematical difficulties. San Diego: Academic Press, 2008. p. 45-58. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/B978-012373629-1.50005-8. Acesso em: 11 jan. 2024.

JORDAN, Nancy. C.; GLUTTING, Joseph.; RAMINENI, Chaitanya. The importance of number sense to mathematics achievement in first and third grades. Learning and Individual Differences, v. 20, n. 2, p. 82-88, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1016%2Fj.lindif.2009.07.004. Acesso em: 19 dez. 2023.

JORDAN, Nancy C.; KAPLAN, David; OLÁH, Leslie N.; LOCUNIAK, Maria N. Number sense growth in kindergarten: A longitudinal investigation of children at risk for mathematics difficulties. Child Development, v. 77, n. 1, p. 153-175, 2006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1111/j.1467-8624.2006.00862.x. Acesso em: 17 dez. 2023.

JORDAN, Nancy C.; KAPLAN, David; RAMINENI, Chaitanya; LOCUNIAK, Maria N. Early Math Matters: Kindergarten Number Competence and Later Mathematics Outcomes. Developmental Psychology, v. 45, n. 3, p. 850-867, 2009. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1037/a0014939. Acesso em: 17 dez. 2023.

KIRAY, Seyit. A. A new model for the integration of Science and mathematics: The balance model. Energy Education Science and Technology Part B. Social and Educational Studies, v. 4, n. 3, pp. 1181-1196, 2012. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED546468.pdf. Acesso em: 19 dez. 2023.

LERKKANEN, Marja-Kristiina; RASKU-PUTTONEN, Helena; AUNOLA, Kaisa; NURMI, Jari-Erik. Mathematical performance predicts progress in reading comprehension among 7-year-old. European Journal of Psychology of Education, v. 20, n. 2, p. 121-137, 2005. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1007/BF03173503. Acesso em: 13 dez. 2023.

LEFEVRE, Jo-Anne; FAST, Lisa; SKWARCHUK, Sheri-Lynn; SMITH-CHANT, Brenda L.; BISANZ, Jeffrey; KAMAWAR, Deepthi; PENNER-WILGER, Marcie. Pathways to Mathematics: Longitudinal predictors of performance. Child Development, v. 81, n. 6, p. 125-136, 2010. Disponível em: https://srcd.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1467-8624.2010.01508.x. Acesso em: 11 jan. 2024.

LEVINE, Susan C.; GIBSON, Dominic J.; BERKOWITZ, Talia. Mathematical Development in the Early Home Environment. In: GEARY, David C.; BERCH, Daniel B.; KOEPKE, Kathleen M. (ed.). Cognitive Foundations for Improving Mathematical Learning. Cambridge: Academic Press, 2019. p. 107-142. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doi/10.1016/B978-0-12-815952-1.00005-0. Acesso em: 11 jan. 2024.

LOCUNIAK, Maria N.; JORDAN, Nancy C. Using kindergarten number sense to predict calculation fluency in second grade. Journal of Learning Disabilities, v. 41, p. 451-459, 2008. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doi/10.1177/0022219408321126. Acesso em: 14 jan. 2024.

MAZZOCCO, Michèle. M.; THOMPSON, Richard. E. Kindergarten predictors of math learning disability. Learning Disabilities Research & Practice, v. 20, p. 142-155, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1111%2Fj.1540-5826.2005.00129.x. Acesso em: 14 jan. 2024.

MEGGIATO, Amanda Oliveira; FRANCZAK, Elizangela O. Soares; TORMA, Ingrid da Silva. Matemática, leitura e ciências: possíveis diálogos. In: CORSO, Luciana Vellinho; ASSIS, Évelin Fulginiti de; NOGUES, Camila Peres (org.). Matemática na Educação Infantil. Porto Alegre: CirKula, 2023. p. 135-154. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/265673/001185549.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 4 jan. 2024.

MORGAN, Paul. L.; FARKAS, George; HILLEMEIER, Marianne M.; MACZUGA, Steve. Science Achievement Gaps Begin Very Early, Persist, and Are Largely Explained by Modifiable Factors. Educational Researcher, v. 45, n. 1, p. 18-35, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.3102/0013189X16633182. Acesso em: 12 dez. 2023.

NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Mathematics Learning in Early Childhood: Paths Toward Excellence and Equity. In: CROSS, Christopher T.; WOODS, Taniesha A.; SCHWEINGRUBER, Heidi (ed.). Committee on Early Childhood Mathematics. Center for Education, Division of Behavioral and Social Sciences and Education. Washington, DC: The National Academies Press, 2009. Disponível em: Mathematics Learning in Early Childhood: Paths Toward Excellence and Equity | The National Academies Press. Acesso em: 23 out. 2022.

NUNES, Débora Mayer; ASSIS, Évelin Fulginiti de; NUNES, Sula Cristina Teixeira. Desenvolvimento de habilidades matemáticas: relações com o ambiente doméstico. In: CORSO, Luciana Vellinho; ASSIS, Évelin Fulginiti de; NOGUES, Camila Peres (org.). Matemática na Educação Infantil. Porto Alegre: CirKula, 2023. p. 57-76. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/265673/001185549.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 27 dez. 2023.

NUNES, Sula Cristina Teixeira; BRANDT, Natali; HOLZMANN, Kamila Kniphoff Jandrey. “Não nasci para a matemática”: mitos da área. In: CORSO, Luciana Vellinho; ASSIS, Évelin Fulginiti de; NOGUES, Camila Peres (org.). Matemática na Educação Infantil. Porto Alegre: CirKula, 2023. p. 77-92. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/265673/001185549.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 27 dez. 2023.

PASSOLUNGHI, Maria. C.; LANFRANCHI, Silvia. Domain-specific and domain general precursors of mathematical achievement: a longitudinal study from kindergarten to first grade. British Journal of Educational Psychology, v. 82, p. 42-63, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.2044-8279.2011.02039.x. Acesso em: 10 dez. 2023.

PAZETO, Talita. C. B.; DIAS, Natália. M.; GOMES, Cristiano. M. A.; SEABRA, Alessandra. Prediction of arithmetic competence: role of cognitive abilities, socioeconomic variables and the perception of the teacher in Early Childhood Education. Estudos de Psicologia, v. 24, n. 3, p. 225-236, 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2019000300001. Acesso em: 12 dez. 2023.

PURPURA, David J.; LONIGAN, Christopher J. Informal numeracy skills: The structure and relations among numbering, relations, and arithmetic operations in preschool. American Educational Research Journal, v. 50, n. 1, p. 178-209, 2013. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.3102/0002831212465332. Acesso em: 11 jan. 2024.

REIKERÅS, Elin; LØGE, Inger K.; KNIVSBERG, Ann-Mari. The mathematical competencies of toddlers expressed in their play and daily life activities in Norwegian kindergartens. International Journal of Early Childhood, v. 44, p. 91-114, 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1007/s13158-011-0050-x. Acesso em: 17 dez. 2023.

SAÇKES, Mesut. Children’s Competencies in Process Skills in Kindergarten and Their Impact on Academic Achievement in Third Grade. Early Education & Development, v. 24, pp. 704-720, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/10409289.2012.715571. Acesso em: 11 jan. 2014.

SADLER, Philip M.; TAI, Robert H. The Two High-School Pillars Supporting College Science. Science, v. 317, p. 457-458, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1126/science.1144214. Acesso em: 12 dez. 2023.

SARAMA, Julie; CLEMENTS, Douglas H. Early childhood Mathematics education research: Learning trajectories for young children. New York: Routledge, 2009.

SARAMA, Julie; LANGE, Alissa A.; CLEMENTS, David H.; WOLFE, Christopher B. The impacts of an early mathematics curriculum on oral language and literacy. Early Childhood Research Quarterly, v. 27, n. 3, p. 489-502, 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.ecresq.2011.12.002. Acesso em: 31 dez. 2023.

SIEMON, Dianne; CALLINGHAM, Rosemary; DAY, Lorraine; HORNE, Marj. From Research to Practice: The Case of Mathematical Reasoning. Making waves, opening spaces. Auckland, New Zealand, p. 40-49, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/326305677_From_Research_to_Practice_The_Case_of_Mathematical_Reasoning. Acesso em: 12 jan. 2024.

SPINILLO, Alina. Senso Numérico. Entrevista com Alina Galvão Spinillo. Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, 2016. Vídeo. Disponível em: https://www.google.com/url?q=https://youtu.be/RgXDmPWzrk8?si%3DKanhs6UrwHZAEpZX&sa=D&source=docs&ust=1703954721936750&usg=AOvVaw2hzbkAN0XIQ-eToE6YPw6N. Acesso em: 10 jan. 2024.

SUSPERREGUY, María I.; LIRA, Carolina J.; XU, Chang; LEFEVRE, Jo-Anne; VEGA, Humberto Blanco; PANDO, Elia V. Benavides; CONTRERAS, Martha O. Home Learning Environments of Children in Mexico in Relation to Socioeconomic Status. Frontiers in Psychology, v. 12, e626159, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.626159. Acesso em: 11 jan. 2024.

THOMSON, Sue; ROWE, Ken; UNDERWOOD, Catherine; PECK, Ray. Numeracy in the early years: Project Good Start. Final Report to the Australian Government Department of Education, Science and Training. 2005. Disponível em: https://research.acer.edu.au/cgi/viewcontent.cgi?article=1003&context=tll_misc. Acesso em: 23 out. 2023.

VAN OERS, Bert. Are you sure? Stimulating mathematical thinking during young children’s play. European Early Childhood Education Research Journal, v. 4, p. 71-87, 1996. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/13502939685207851. Acesso em: 18 dez. 2023.

WATTS, Tyler W.; DUNCAN, Greg J.; SIEGLER, Robert S.; DAVIS-KEAN, Pamela E. What's Past is Prologue: Relations Between Early Mathematics Knowledge and High School Achievement. Educational Researcher, v. 43, n. 7, p. 352-360, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.3102%2F0013189X14553660. Acesso em: 19 dez. 2023.

WEBER, Raquel Elisa; MEGGIATO, Amanda Oliveira; BRANDT, Natali; HOLZMANN, Kamila Kniphoff Jandrey. Propostas interventivas em matemática inicial. In: CORSO, Luciana Vellinho; ASSIS, Évelin Fulginiti de; NOGUES, Camila Peres (org.). Matemática na Educação Infantil. Porto Alegre: CirKula, 2023a. p. 197-220. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/265673/001185549.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 27 dez. 2023.

WEBER, Raquel E.; MEGGIATO, Amanda O.; ROCHA-LUNA, Fabiana de M.; CORSO, Luciana Vellinho. Avaliação das habilidades matemáticas e leitoras iniciais: instrumentos de medida na escola e na clínica. Revista Eletrônica de Educação,v. 17, p. e4423105, 2023b. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4423. Acesso em: 27 dez. 2023.

Downloads

Publicado

2025-10-17

Como Citar

Holzmann, K. K. J. ., Rocha-Luna, F. de M., Weber, R. E., & Corso, L. V. . (2025). Matemática na Educação Infantil: possibilidades e desafios docentes a partir da Base Nacional Comum Curricular. Revista E-Curriculum, 23, e65219. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65219

Edição

Seção

Artigos