A secundarização da Filosofia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Autores

  • Ivanilde Apoluceno de Oliveira Universidade do Estado do Pará
  • Dannyel Teles de Castro Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e65482

Palavras-chave:

filosofia, ensino de filosofia, filosofia da educação, filosofia intercultural

Resumo

O artigo traz uma análise acerca do componente curricular de filosofia dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especificamente no Ensino Médio. A partir das competências e habilidades específicas para as Ciências Humanas e Sociais aplicadas ao Ensino Médio, texto que dispõe de elementos para o direcionamento da filosofia no currículo escolar, constata-se a secundarização desta em detrimento de conhecimentos históricos, sociais e geográficos. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, enseja-se uma discussão crítica sobre o papel da filosofia na Educação Básica, evidenciando, entre outros aspectos, a importância da inserção de filosofias outras, como as africanas, ameríndias e asiáticas, diante de sua necessária contribuição para a formação do estudante de Ensino Médio.

 

Biografia do Autor

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Pós-doutorado em Educação pela PUC-RJ. Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP e UNAM-UAM-Iztapalapa- México. Docente e pesquisadora do PPGED e Coordenadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará. Bolsista produtividade do CNPq2. Brasil. 

Dannyel Teles de Castro, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Educação pela UEPA. 

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2024-06-28

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