A secundarização da Filosofia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e65482Palavras-chave:
filosofia, ensino de filosofia, filosofia da educação, filosofia interculturalResumo
O artigo traz uma análise acerca do componente curricular de filosofia dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especificamente no Ensino Médio. A partir das competências e habilidades específicas para as Ciências Humanas e Sociais aplicadas ao Ensino Médio, texto que dispõe de elementos para o direcionamento da filosofia no currículo escolar, constata-se a secundarização desta em detrimento de conhecimentos históricos, sociais e geográficos. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, enseja-se uma discussão crítica sobre o papel da filosofia na Educação Básica, evidenciando, entre outros aspectos, a importância da inserção de filosofias outras, como as africanas, ameríndias e asiáticas, diante de sua necessária contribuição para a formação do estudante de Ensino Médio.
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