A Retomada das Competências no Currículo Conforme a Proposta da BNC-Formação Docente no Brasil

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Autores

  • Daniela Glicea Oliveira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Sirneto Vicente da Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Josefa Jackline Rabelo Universidade Federal do Ceará
  • Maria das Dores Mendes Segundo Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e65483

Palavras-chave:

BNC-formação, competências, formação docente, Resolução 2/2019, pragmatismo

Resumo

A BNC-Formação tem sido motivo de grande debate no campo educacional no Brasil. A Resolução CNE/CP 2/2019 coaduna-se com outras reformas recentemente lançadas no cenário educacional brasileiro. Parte-se do pressuposto de que a BNC-Formação produz a padronização pragmatista da formação docente, alinhando-se à Pedagogia das Competências. Busca-se analisar criticamente o teor da Resolução CNE/CP 2/2019, em comparação com a Resolução CNE/CP 2/2015, desvelando o caráter pragmatista presente na primeira. Realizou-se um estudo de caráter bibliográfico e documental, tendo como base o materialismo histórico-dialético. Têm-se como apontamentos que a BNC-Formação padroniza uma supervalorização dos aspectos práticos e retrocede às conquistas reunidas na Resolução 2/2015. Outrossim, que ela agudiza a responsabilização dos docentes, assumindo a Pedagogia das Competências como vertente.

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Biografia do Autor

Daniela Glicea Oliveira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UFC. Mestra em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino - MAIE - da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - FAFIDAM/UECE. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, atuando na área de Fundamentos Sócio-filosóficos da Educação, Políticas Educacionais e Gestão Educacional. Áreas de pesquisa: política educacional; trabalho e educação; ensino profissional, onto-marxismo. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5277-2705

Sirneto Vicente da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Doutorado em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC - 2023), na linha de pesquisa Educação, Estética e Sociedade. Mestrado em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UECE - 2018) na linha de pesquisa Educação, Escola, Ensino e Formação Docente. Especialização em Coordenação Pedagógica (UFC - 2015) e Linguística Aplicada (FAS - 2009). Graduado em Pedagogia (UECE/FAFIDAM - 2002) e Língua Portuguesa (UVA - 2008). Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE), na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), campus Limoeiro do Norte, atuando no curso de Pedagogia. Professor da Rede Municipal de Ensino de Russas-CE. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Ontologia Marxiana e Educação (UFC) e do Grupo de Pesquisas e Estudos Educação, Movimentos Sociais, Políticas Públicas e Diversidade (GPEEMPODERAR/UEVA). Realiza pesquisas sobre Trabalho e Educação, Reformas Educacionais, Políticas Públicas Educacionais, Formação de Professores, Avaliações Padronizadas, Gestão por Resultados e Educação Integral, ambos numa perspectiva crítico-marxista.

Josefa Jackline Rabelo, Universidade Federal do Ceará

Professora Titular da Universidade Federal do Ceará. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1992); mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (janeiro de 2005). Pós-Doutora pela École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHSS - Paris-Franca sob a supervisão do Professor Michel Löwy e com bolsa do CNPq (2013-2014) Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Ceará, lecionando no Curso de Pedagogia, as disciplinas de Didática e Prática de Ensino, Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio Curricular; Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará.. Coordena o Projeto de Pesquisa intitulado Educação e formação humana em Antonio Gramsci: um estudo a partir dos Cadernos do Cárcere (1929-1935). Editora da Revista Eletrônica Arma da Crítica. www.armadacritica.ufc.br. Membro associado do Instituto Lukács. Membro do COMITÉ DE PARRAINAGE DU SÉMINAIRE ?MARX AU XXIe SIÈCLE? do .Le Centre d?Histoire des Systèmes de Pensée Moderne (CHSPM) Paris 1, PANTHÉON Sorbonne. Participa da Coordenação Convênio de Colaboração entre o Programa de Mestrado em Antropologia de Ibero-américa da Universidade de Salamanca (MAI) e Linha de Pesquisa Educação, Estética e Sociedade (E-Luta) do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC).Professora-pesquisadora do CONVÊNIO DE COLABORAÇÃO ENTRE A L?UNIVERSITÉ PARIS 1 PANTHÉON-SORBONNE (LABORATOIRE PHARE - PHILOSOPHIE, HISTOIRE ET ANALYSE DES REPRE¬SEN¬TATIONS ÉCONOMIQUES), A LINHA DE PESQUISA MARXISMO, EDUCAÇÃO E LUTA DE CLASSES (E-LUTA) DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) E O MESTRADO ACADÊMICO INTERCAMPI EM EDUCAÇÃO E ENSINO (MAIE), DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ.. Professora Colaborado do Instituto de Estudos e Pesquisa do Movimento Operário - IMO da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Grupo de Pesquisa Interinstitucional Trabalho, Ontologia, Formação e Emancipação Humana - Emancipa da UECE e UFC. Possui experiência na área de Ciência da Educação com ênfase nas temáticas marxismo e educação; marxismo e formação docente; marxismo e trabalho docente; marxismo e política educacional; marxismo e movimentos sindica; e social.

Maria das Dores Mendes Segundo, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2005); Pós-Doutora pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob a supervisão do Professor Dr. José Francisco de Melo Neto (2014-2015). Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1998). Graduada em Economia pela UFC. Professora Associado da Universidade Estadual do Ceará (UECE), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da UECE ; Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação de Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC); Coordenadora do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) no período 2013-2017. Líder do grupo de pesquisa Ontologia Marxiana e Educação e pesquisadora-colaboradora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO)/UECE. Editora da Revista Eletrônica Arma da Crítica (ISSN 19844735) ? Fortaleza/Ce. Tem experiência na área de Economia e Educação, com ênfase na ontologia marxiana, atuando principalmente nos seguintes temas: economia da educação, políticas educacionais, financiamento da educação básica e formação de professores. ORCID iD: 0000-0003-2105-3761

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2024-06-28

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Edição Temática ABdC 2024: A BNC-Formação no cenário de reabertura do debate ...