A Retomada das Competências no Currículo Conforme a Proposta da BNC-Formação Docente no Brasil
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DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e65483Palavras-chave:
BNC-formação, competências, formação docente, Resolução 2/2019, pragmatismoResumo
A BNC-Formação tem sido motivo de grande debate no campo educacional no Brasil. A Resolução CNE/CP 2/2019 coaduna-se com outras reformas recentemente lançadas no cenário educacional brasileiro. Parte-se do pressuposto de que a BNC-Formação produz a padronização pragmatista da formação docente, alinhando-se à Pedagogia das Competências. Busca-se analisar criticamente o teor da Resolução CNE/CP 2/2019, em comparação com a Resolução CNE/CP 2/2015, desvelando o caráter pragmatista presente na primeira. Realizou-se um estudo de caráter bibliográfico e documental, tendo como base o materialismo histórico-dialético. Têm-se como apontamentos que a BNC-Formação padroniza uma supervalorização dos aspectos práticos e retrocede às conquistas reunidas na Resolução 2/2015. Outrossim, que ela agudiza a responsabilização dos docentes, assumindo a Pedagogia das Competências como vertente.
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