The Retake of the Curriculum Competences According to the BNC Proposal – Teaching Formation in Brazil

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Authors

  • Daniela Glicea Oliveira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Sirneto Vicente da Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Josefa Jackline Rabelo Universidade Federal do Ceará
  • Maria das Dores Mendes Segundo Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e65483

Keywords:

BNC-formation, competences, teaching formation, Resolution 2/2019, pragmatism

Abstract

The BNC-Formation has been reason of a debate regarding the educational field in Brazil. The resolution CNE/CP 2/2019 merges with other reforms recently launched in the Brazilian educational scenery. As of the assumption that the NBC-Formation produces the pragmatist standardization of the teaching formation, aligned to the competences’ pedagogy. It is sought to critically analyze the content of the resolution CNE/CP 2/2019 in comparison to the other resolution CNE/CP 2/2015, unfolding the pragmatist character present in the first. A study conducted based on the bibliographical and documental character having as source the historical-dialectical materialism. As core pointings to that the NBC-Formation standardizes an over valorization of the practical aspects e spans back to the achievements gathered in the resolution 2/2015. Likewise, it highlights the teaching accountabilities taking the pedagogy of the competencies as its strand.

 

Author Biographies

Daniela Glicea Oliveira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UFC. Mestra em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino - MAIE - da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - FAFIDAM/UECE. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, atuando na área de Fundamentos Sócio-filosóficos da Educação, Políticas Educacionais e Gestão Educacional. Áreas de pesquisa: política educacional; trabalho e educação; ensino profissional, onto-marxismo. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5277-2705

Sirneto Vicente da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Doutorado em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC - 2023), na linha de pesquisa Educação, Estética e Sociedade. Mestrado em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UECE - 2018) na linha de pesquisa Educação, Escola, Ensino e Formação Docente. Especialização em Coordenação Pedagógica (UFC - 2015) e Linguística Aplicada (FAS - 2009). Graduado em Pedagogia (UECE/FAFIDAM - 2002) e Língua Portuguesa (UVA - 2008). Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE), na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), campus Limoeiro do Norte, atuando no curso de Pedagogia. Professor da Rede Municipal de Ensino de Russas-CE. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Ontologia Marxiana e Educação (UFC) e do Grupo de Pesquisas e Estudos Educação, Movimentos Sociais, Políticas Públicas e Diversidade (GPEEMPODERAR/UEVA). Realiza pesquisas sobre Trabalho e Educação, Reformas Educacionais, Políticas Públicas Educacionais, Formação de Professores, Avaliações Padronizadas, Gestão por Resultados e Educação Integral, ambos numa perspectiva crítico-marxista.

Josefa Jackline Rabelo, Universidade Federal do Ceará

Professora Titular da Universidade Federal do Ceará. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1992); mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (janeiro de 2005). Pós-Doutora pela École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHSS - Paris-Franca sob a supervisão do Professor Michel Löwy e com bolsa do CNPq (2013-2014) Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Ceará, lecionando no Curso de Pedagogia, as disciplinas de Didática e Prática de Ensino, Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio Curricular; Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará.. Coordena o Projeto de Pesquisa intitulado Educação e formação humana em Antonio Gramsci: um estudo a partir dos Cadernos do Cárcere (1929-1935). Editora da Revista Eletrônica Arma da Crítica. www.armadacritica.ufc.br. Membro associado do Instituto Lukács. Membro do COMITÉ DE PARRAINAGE DU SÉMINAIRE ?MARX AU XXIe SIÈCLE? do .Le Centre d?Histoire des Systèmes de Pensée Moderne (CHSPM) Paris 1, PANTHÉON Sorbonne. Participa da Coordenação Convênio de Colaboração entre o Programa de Mestrado em Antropologia de Ibero-américa da Universidade de Salamanca (MAI) e Linha de Pesquisa Educação, Estética e Sociedade (E-Luta) do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC).Professora-pesquisadora do CONVÊNIO DE COLABORAÇÃO ENTRE A L?UNIVERSITÉ PARIS 1 PANTHÉON-SORBONNE (LABORATOIRE PHARE - PHILOSOPHIE, HISTOIRE ET ANALYSE DES REPRE¬SEN¬TATIONS ÉCONOMIQUES), A LINHA DE PESQUISA MARXISMO, EDUCAÇÃO E LUTA DE CLASSES (E-LUTA) DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) E O MESTRADO ACADÊMICO INTERCAMPI EM EDUCAÇÃO E ENSINO (MAIE), DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ.. Professora Colaborado do Instituto de Estudos e Pesquisa do Movimento Operário - IMO da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Grupo de Pesquisa Interinstitucional Trabalho, Ontologia, Formação e Emancipação Humana - Emancipa da UECE e UFC. Possui experiência na área de Ciência da Educação com ênfase nas temáticas marxismo e educação; marxismo e formação docente; marxismo e trabalho docente; marxismo e política educacional; marxismo e movimentos sindica; e social.

Maria das Dores Mendes Segundo, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2005); Pós-Doutora pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob a supervisão do Professor Dr. José Francisco de Melo Neto (2014-2015). Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1998). Graduada em Economia pela UFC. Professora Associado da Universidade Estadual do Ceará (UECE), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da UECE ; Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação de Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC); Coordenadora do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) no período 2013-2017. Líder do grupo de pesquisa Ontologia Marxiana e Educação e pesquisadora-colaboradora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO)/UECE. Editora da Revista Eletrônica Arma da Crítica (ISSN 19844735) ? Fortaleza/Ce. Tem experiência na área de Economia e Educação, com ênfase na ontologia marxiana, atuando principalmente nos seguintes temas: economia da educação, políticas educacionais, financiamento da educação básica e formação de professores. ORCID iD: 0000-0003-2105-3761

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2024-06-28

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Edição Temática ABdC 2024: A BNC-Formação no cenário de reabertura do debate ...