Formação de professores e políticas educativas
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e65534Palavras-chave:
professores, formação de professores, crítica educacional, Políticas educacionaisResumo
Ser professor no século XXI mudou muito. Mudaram as suas funções (aumentaram e diversificaram muito) e a sua imagem social. Houve mudanças vertiginosas, onde muitos professores tentaram se atualizar e assumir novas funções educacionais e sociais, mas muitos também ficaram confusos diante do conhecimento científico, da tecnologia, das demandas sociais e das políticas erráticas do governo etc. Incertezas e mudanças foram introduzidas na profissão e você tem que conviver com elas. E os professores devem preparar-se para assumir estas novas funções e analisar criticamente a realidade educativa e a que rodeia a profissão. Deve assumir o destaque que merece.
Referências
Apple, M. W. (2002). Educar «como Dios manda»: Mercados, niveles, religión y desigualdad. Paidós.
Esteve, J. M. (2001). El profesorado de secundaria. Hacia un nuevo perfil profesional para enfrentar los problemas de la educación contemporánea. Revista Fuentes, (3). https://revistascientificas.us.es/index.php/fuentes/article/view/2730
Gadamer, H. G. (1977) Verdad y Método. Sígueme.
Gadotti, M. et al. (2008). Paulo Freire. Contribuciones para la pedagogía. Clacso.
Imbernón, F. (2017). Ser docente en una sociedad compleja. La difícil tarea de enseñar. Graó.
Martínez Rizo, F. (2018). Reflexiones sobre las políticas educativas. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, XLVIII(2), 71-96. Disponible: https://www.redalyc.org/journal/270/27057946004/html/
McLaren, P. (1998). La postmodernidad y la muerte de la política: un indulto brasileño. En H. Giroux & P. McLaren. Sociedad, cultura y educación (pp. 1-27). Miño y Dávila Editores.
Popkewitz, TH. S. (1994). Sociología política de las reformas educativas. Morata.
Rayou, P. & Van Zanten, A. (2015). Les 100 mots de l’education. Presses Universitaires de France.
Viennet, R. & Pont, B. (2017). Education policy implementation. A literature review and proposed framework. OECD Education Working Papers. OCDE.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.