Formação de professores e políticas educativas

Autores

  • Francisco Imbernón Universidad de Barcelona (España)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e65534

Palavras-chave:

professores, formação de professores, crítica educacional, Políticas educacionais

Resumo

Ser professor no século XXI mudou muito. Mudaram as suas funções (aumentaram e diversificaram muito) e a sua imagem social. Houve mudanças vertiginosas, onde muitos professores tentaram se atualizar e assumir novas funções educacionais e sociais, mas muitos também ficaram confusos diante do conhecimento científico, da tecnologia, das demandas sociais e das políticas erráticas do governo etc. Incertezas e mudanças foram introduzidas na profissão e você tem que conviver com elas. E os professores devem preparar-se para assumir estas novas funções e analisar criticamente a realidade educativa e a que rodeia a profissão. Deve assumir o destaque que merece.

Biografia do Autor

Francisco Imbernón, Universidad de Barcelona (España)

Catedrático de Didáctica y Organización Educativa de la Universidad de Barcelona. Ha desarrollado tareas en formación inicial y en la formación permanente del profesorado de todos los niveles educativos. Ha publicado sobre alternativas pedagógicas, sobre formación del profesorado, y sobre temas educativos. Ha sido fundador y director del Observatorio Internacional de la Profesión Docente de la Universidad de Barcelona.

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Publicado

2024-06-28

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