A Centralidade da Formação de Professores e Professoras da Educação Infantil
o que expressam a BNCC e a BNC-FP?
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e65561Palavras-chave:
currículo escolar, formação de professores, educação infantil, formação omnilateralResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma discussão teórico-reflexiva acerca da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017) e da Base Nacional Comum de Formação de Professor - BNC-FP (2019), destacando especialmente as configurações que esses duas Bases trazem para a formação de professores da educação infantil. Inserindo-se no quadro teórico-metodológico da pesquisa qualitativa e bibliográfica. Está fundamentado em teóricos como Albino e Silva (2019), Teles (2018), Freire, (2015), Giroux (1997), Manacorda (2010), entre outros. O estudo permitiu compreender que a formação docente, com realce para a formação dos professores de educação infantil, além de ser construída historicamente antes e durante o percurso profissional do professor, também é influenciada por legislações nacionais e organismos multilaterais.
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