A Centralidade da Formação de Professores e Professoras da Educação Infantil

o que expressam a BNCC e a BNC-FP?

Autores

  • Marinalva Veras Medeiros Universidade Estadual do Maranhão
  • Waldir Ferreira de Abreu Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e65561

Palavras-chave:

currículo escolar, formação de professores, educação infantil, formação omnilateral

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma discussão teórico-reflexiva acerca da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017) e da Base Nacional Comum de Formação de Professor - BNC-FP (2019), destacando especialmente as configurações que esses duas Bases trazem para a formação de professores da educação infantil. Inserindo-se no quadro teórico-metodológico da pesquisa qualitativa e bibliográfica. Está fundamentado em teóricos como Albino e Silva (2019), Teles (2018), Freire, (2015), Giroux (1997), Manacorda (2010), entre outros. O estudo permitiu compreender que a formação docente, com realce para a formação dos professores de educação infantil, além de ser construída historicamente antes e durante o percurso profissional do professor, também é influenciada por legislações nacionais e organismos multilaterais.

 

Biografia do Autor

Marinalva Veras Medeiros, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Adjunta I da Universidade Estadual do Maranhão campus Caxias/UEMA. Seus interesses de pesquisa incluem: formação de professor, currículo, educação infantil, ludicidade e práticas educativas. Conta com publicações em periódicos nacionais indexados, capítulos de livros. 

Waldir Ferreira de Abreu, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ciências Humanas e Educação pela PUC-Rio. Professor Associado III da Universidade Federal do Pará (UFPA). Vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED/ICED/UFPA. As áreas de interesse na pesquisa incluem: formação de professor, pedagogia decolonial, filosofia e práticas educativas. Conta com publicações em periódicos nacionais e internacionais indexados, capítulos de livros. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia da UFPA. 

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Publicado

2024-06-30

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Edição Temática ABdC 2024: A BNC-Formação no cenário de reabertura do debate ...