Educação ribeirinha e a BNCC

“hackeando” a educação em busca da pluralidade de saberes

Autores

  • Liliane de Sousa Pantoja Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Leonardo Zenha Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65700

Palavras-chave:

BNCC, Tecnologias Digitais em Rede, educação ribeirinha

Resumo

Este artigo aborda a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas resoluções, com foco na educação ribeirinha e suas relações com as Tecnologias Digitais em Rede (TDR). Discutem-se as lutas pela valorização, promoção e integração da educação nos fundamentos dos debates sobre os povos que lutam por direitos e, também, como as TDR potencializam a democratização do acesso ao conhecimento e as perspectivas para a melhoria da qualidade da educação nessas comunidades remotas e isoladas, como, por exemplo, a cidade de Cametá, localizada no interior do estado do Pará. Destaca-se a desatualização da BNCC em relação às TDR, apontando a necessidade de um debate amplo e transparente sobre as políticas educacionais, bem como a importância de considerar as diferentes realidades e demandas de estudantes e educadores para garantir uma educação de qualidade e inclusiva.

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Biografia do Autor

Liliane de Sousa Pantoja, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professora da rede municipal de ensino dos anos finais da EMEF Coronel Raimundo Leão. Professora da disciplina PORTUGUÊS INSTRUMENTAL no Instituto César Melo. Possui Licenciatura plena em Letras - Língua Portuguesa (UFPA) com especializações em Literatura e Leitura (UFPA - 2011) e Informática Educativa (IFPA - 2017). Atualmente faz parte do grupo de pesquisa GRAOS do prof. dr. Leonardo Zenha Cordeiro. Mestranda pela UFPA (2022) pelo Programa de Pós Graduação Educação e Cultura (PPGEDUC) com ênfase nas áreas de cibercultura e educação. 

Leonardo Zenha, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Políticas Públicas. Professor Dedicação Exclusiva na Universidade Federal do Pará. Professor do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) e do Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC) da Universidade Federal do Pará. Desenvolve trabalhos no campo do ensino Pesquisa e extensão nas areas de educação e comunicação. Professor Pesquisador na área de Educação, comunicação, cultura digital e cibercultura.

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Publicado

2025-05-30

Edição

Seção

Artigos