Políticas antidocência e a docência curriculante como reexistência formacional

Autores

  • Denise Moura de Jesus Guerra Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Roberto Sidnei Macedo Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e65705

Palavras-chave:

políticas de currículo, formação, docência

Resumo

O presente artigo apresenta argumentos advindos de pesquisas teóricas, análises de ações, bem como construções conceituais, nas quais explicita-se o que denominamos de políticas antidocência e docência curriculante. No primeiro movimento analítico/conceptivo realizamos críticas dirigidas às políticas de currículo e formação de professores que consideramos anacrônicas e instrumentalistas por não realçarem a valorização do trabalho e das aprendizagens docentes. Tomamos como exemplaridade a BNC-formação. No segundo movimento analítico/conceptivo, alçamos a valorização da atuação docente à condição de docência curriculante, porquanto identificamos nessa construção conceitual uma potência que carrega consigo pautas de reexistência vinculadas à qualificação da formação docente de uma perspectiva democrático e emancipacionista.

 

Biografia do Autor

Denise Moura de Jesus Guerra, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Currículo e Formação, História de Vida e Educação das Relações Étnico-Raciais, Diversidade e Gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia e Estágio Supervisionado no Ensino de Ciências Naturais e Biologia, Pesquisa e Ensino de Ciências Naturais, História e Filosofia das Ciências.

Roberto Sidnei Macedo, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Paris 8 - Vincennes à Saint-Denis e Pós-Doutorados em Currículo e Formação pelas Universidade de Fribourg-Suíça e Universidade do Minho-Portugal. Professor Titular e diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. E-mail rsmacedo@outlook.com e ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-5350-5999.

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Publicado

2024-06-28

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Edição Temática ABdC 2024: A BNC-Formação no cenário de reabertura do debate ...