Las prácticas con investigación y educación maker en los programas de grado de un instituto federal de educación

innovación o moda?

Autores/as

  • Rosenilde Nogueira Paniago Instituto federal Goiano
  • Patrícia Gouvêa Nunes Instituto Federal Goiano

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65963

Palabras clave:

prácticas, educación de creadores, formación con investigación

Resumen

Este texto trata de una investigación sobre la praxis de las Prácticas Curriculares Supervisadas en programas de grado de un Instituto Federal de Educación. El objetivo fue analizar los caminos de formación seguidos en las carreras de Química y Ciencias Biológicas, con el apoyo de la formación basada en la investigación y en los presupuestos de la Maker Education, para determinar si se trata de una innovación o de una moda más. Utilizando un abordaje cualitativo, el procedimiento de colecta de datos utilizado fueron las narrativas de los investigadores y las narrativas de los aprendices en sus portafolios. Los resultados indican que las prácticas Maker desarrolladas colaborativamente con docentes de educación básica en la ECS no son una moda, ya que han fortalecido este itinerario formativo con énfasis en la formación de docentes investigadores de su praxis.

Biografía del autor/a

Rosenilde Nogueira Paniago, Instituto federal Goiano

Pós-Doutora e Doutora em Ciências da Educação com Especialidade de Sociologia da Educação pela Universidade de Minho, Braga, Portugal (UMinho) com revalidação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialista em Formação de Orientadores Acadêmicos para EaD pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e em Metodologia do Ensino de Matemática pela União das Faculdades Claretianas (UNICLAR). Bacharela em Direito pelo Centro Universitário UniBRAS em Rio Verde. Advogada pro bono área cível. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Claretiano Centro Universitário (CLARETIANO). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Atualmente é Professora Efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano) e Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática (PPGECM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Jataí (IFG). É Coordenadora Institucional do Residência Pedagógica e atuou na Coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Líder do Grupo de Pesquisa em EducAção do IF Goiano - Campus Rio Verde e Integrante do Grupo de Pesquisa em Investigação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Tem experiência na área de Ciências da Educação, com ênfase em Formação de Professores, Desenvolvimento Profissional, Identidade, Saberes e Práticas Educativas, Educação Profissional e Tecnológica.

Patrícia Gouvêa Nunes, Instituto Federal Goiano

Doutora em Ciências da Educação, na especialidade de Sociologia da Educação e Política Educativa pela Universidade do Minho (UMinho), Braga, Portugal. Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO (2013), na linha de pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais. Possui especialização em Gênero e Diversidade na Escola pela UFG - Campus Catalão-GO (2012) e em Ensino de Filosofia e Sociologia pela Faculdade Católica de Anápolis-GO (2007).Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade de Rio Verde - UniRV (2004). Atualmente é professora do Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde, atuando principalmente na formação de professores, dos cursos de Licenciatura do campus. Atuou como professora das séries inicias da Educação Básica por 15 anos, especificamente na Educação Infantil e Alfabetização. Faz parte do grupo de pesquisa EducAção do Instituto Federal Goiano. É responsável pelo Laboratório Interdisciplinar de formação de Educadores (LIFE). Coordena o Centro de EducAção Rosa de Saberes, que desenvolve atividades e projetos de ensino, pesquisa e extensão no campus, com foco na formação de professores. É professora orientadora do Programa Residência Pedagógica, subprojeto Biologia, IFGoiano, Campus Rio Verde. Esteve como supervisora do PIBID de 2015 a 2016, IFGoiano, Campus Ceres. Atua com ênfase nos seguintes temas: políticas educacionais, formação de professores (as), estágio curricular supervisionado (ECS), relações sociais e de gênero, diversidade, filosofia, metodologia científica, avaliação e didática.

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Publicado

2025-12-02

Cómo citar

Paniago, R. N., & Nunes, P. G. (2025). Las prácticas con investigación y educación maker en los programas de grado de un instituto federal de educación: innovación o moda?. Revista E-Curriculum, 23, e65963. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65963

Número

Sección

Artigos