O estágio com pesquisa e educação maker nas licenciaturas de um instituto federal de educação
inovação ou modismo?
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65963Palavras-chave:
estágio, educação maker, formação com pesquisaResumo
Este texto trata de investigação sobre a práxis de Estágio Curricular Supervisionado das Licenciaturas de um Instituto Federal de Educação. O objetivo foi analisar os caminhos formativos trilhados no estágio curricular das licenciaturas em Química e Ciências Biológicas, fundamentados na formação com pesquisa e nos pressupostos da Educação Maker, buscando identificar se tais práticas configuram inovação ou apenas um modismo. De abordagem qualitativa, utilizou-se, como procedimento de recolha de dados, as narrativas das pesquisadoras e narrativas dos estagiários em portfólios. Os resultados indicam que as práticas Makers, desenvolvidas de forma colaborativa com professores da educação básica no ECS, não podem ser tratadas como “modismo”, uma vez que elas têm fortalecido o itinerário formativo no ECS nesta instituição, com ênfase na formação de professores pesquisadores de sua práxis.
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