Atitude historiadora
do esvaziamento de um conceito ao seu potencial curricular
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e66121Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular, atitude historiadora, ensino de históriaResumo
O artigo discute o conceito de Atitude Historiadora proposto pela Base Nacional Comum Curricular. Argumenta que ele é, na verdade, uma apropriação, e não uma invenção genuína da Base, como fazem crer alguns estudiosos. Apesar de concordar com a maioria das críticas desses especialistas ao conceito, o texto aponta seus possíveis potenciais pedagógicos, ao dialogar diretamente com as referências que o documento oficial usa para propô-lo, mas ao mesmo tempo faz questão de omitir: neste caso, as obras da historiadora Ana Maria Mauad. Trata-se de uma pesquisa documental, que inclui como material de consulta o próprio texto da Base, assim como pareceres e artigos. Conclui sugerindo não o simples descarte do conceito oficial de Atitude Historiadora, mas a atribuição de outros sentidos.
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