Educação estética no currículo base do território catarinense

experiências, poéticas e subjetividades

Autores

  • Silvia Sell Duarte Pillotto Universidade da Região de Joinville (Univille)
  • Diego Finder Machado Universidade da Região de Joinville (Univille)
  • Mônica Maria Baruffi Sociedade Educacional Leonardo Da Vinci (Uniasselvi)
  • Rita Buzzi Rausch Universidade da Região de Joinville (Univille)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e66556

Palavras-chave:

educação estética, currículo, educação básica

Resumo

O artigo visa analisar como a educação estética está explicitada no Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Território Catarinense (Santa Catarina, 2019, 2020a, 2020b, 2020c, 2020d). A análise documental subsidiou as dimensões teórico/metodológicas, interpretadas pelos princípios éticos/estéticos/políticos. Estudiosos dos campos da filosofia, das artes e da educação, contribuíram para a compreensão da educação estética na formação integral dos sujeitos, promovendo a sensibilidade e o conhecer-se em suas subjetividades. Os resultados apontaram que as das artes em sua dimensão sensível estão presentes nos componentes curriculares, porém, de modo incipiente e quando citada, geralmente no campo metodológico. Portanto, é importante que a educação estética ganhe espaço e potência nos currículos, não apenas do ponto de vista teórico, mas na experiência.

 

Biografia do Autor

Silvia Sell Duarte Pillotto, Universidade da Região de Joinville (Univille)

Pós-Doutorado em Estudos da Criança na Universidade do Minho (UMINHO), Braga, Portugal. Doutorado em Engenharia da Produção (Gestão da Qualidade) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil. Professora/Pesquisadora no Programa de Pós-Fraduação em Educação (Mestrado/Doutorado) na Universidade da Região de Joinville (Univille), Brasil. Líder do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE/Univille).

Diego Finder Machado, Universidade da Região de Joinville (Univille)

Doutorado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Docente dos cursos de graduação em História e Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade da Região de Joinville (Univille).

Mônica Maria Baruffi, Sociedade Educacional Leonardo Da Vinci (Uniasselvi)

Doutorado em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (2023). Atualmente é Docente da Educação a Distância da Sociedade Educacional Leonardo Da Vinci - Uniasselvi.  Pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Professores e Práticas Educativas - GPFORPE do Programa Mestrado/Doutorado em Educação da Universidade Regional de Blumenau - FURB - Blumenau-SC. 

Rita Buzzi Rausch, Universidade da Região de Joinville (Univille)

Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora/Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE.  Lider do Grupo de Pesquisa "Formação de professores e práticas educativas - GPFORPE. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, membro do Grupo de Pesquisa Trabalho e Formação Docente - GETRAFOR.  

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Publicado

2025-10-17

Como Citar

Pillotto, S. S. D., Machado, D. F., Baruffi, M. M. ., & Rausch, R. B. . (2025). Educação estética no currículo base do território catarinense: experiências, poéticas e subjetividades. Revista E-Curriculum, 23, e66556. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e66556

Edição

Seção

Artigos