A BNC-Formação no Cenário de Reabertura do Debate Político no Brasil

Apresentação do Dossiê Temático

Autores

  • Érika Virgílio Rodrigues da Cunha Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)
  • Marina Graziela Feldmann Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Meyre Ester Barbosa de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e67209

Palavras-chave:

BNC-Formação de Professores, política de formação inicial e continuada, abertura ao debate

Resumo

O texto apresenta o Número Temático A BNC-Formação no cenário de reabertura do debate político no Brasil como um conjunto de reflexões críticas às políticas de controle curricular. A Edição é fruto de uma parceria entre a Revista e-Curriculum (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP) e a Associação Brasileira de Currículo (ABdC) e problematiza as lógicas neoliberal e ultraconservadora na proposta de alinhar a formação de professores à Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica. A seção inicial avulta a reiteração dessas lógicas na recente aprovação de Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação. A segunda seção enfatiza a luta da área para reconstituir a política em atenção a demandas plurais, sensíveis ao caráter público da docência, destacando os artigos da Edição como parte de uma atuação militante de pesquisadores, entidades e movimentos organizados.

Biografia do Autor

Érika Virgílio Rodrigues da Cunha, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPEd-UERJ). Professora Associada do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Rondonópolis (PPGEdu-UFR).

Marina Graziela Feldmann, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 

Meyre Ester Barbosa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPEd-UERJ). Professora Adjunta do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (POSEDUC-UERN).

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Publicado

2024-06-28

Edição

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Edição Temática ABdC 2024: A BNC-Formação no cenário de reabertura do debate ...