Literatura infantojuvenil e educação antirracista

é (im)possível um currículo contracolonial?

Autores

  • Ivanil Magalhães da Silva Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir)
  • Neuzi Herculina Alves de Souza Rede Municipal de Vilhena-RO
  • Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias Universidade Federal de Rondônia (Unir)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e69185

Palavras-chave:

currículo escolar, história e cultura afro-brasileira, práticas pedagógicas, literatura infantojuvenil antirracista

Resumo

Este artigo objetiva problematizar a questão racial no currículo escolar, por meio da literatura infantojuvenil antirracista, questionando práticas colonializadoras estereotipadas sobre os afro-brasileiros. O estudo foi norteado pela questão: como a ludicidade e a crítica construtiva presentes na literatura infantojuvenil contribuem com a aprendizagem da questão racial na escola? Trata-se de pesquisa interventiva, com metodologia pós-crítica e abordagem teórico-filosófica baseada em Derrida (2004a) e Wittgenstein (1999), em diálogo com Meyer e Paraíso (2012). Participaram estudantes, professores e gestores de uma escola pública de Ensino Fundamental. Foram realizadas rodas de conversa, oficinas de leitura e teatro de fantoches. Os resultados apontam que as intervenções fomentaram estratégias de combate ao racismo e a ampliação do uso da literatura antirracista no currículo escolar.

Biografia do Autor

Ivanil Magalhães da Silva, Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir)

Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Corumbiara-RO. Mestra em Educação Escolar. Universidade Federal de Rondônia. Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEE/UNIR).

Neuzi Herculina Alves de Souza , Rede Municipal de Vilhena-RO

Mestra em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Supervisora educacional e Orientadora escolar da Educação Básica da Rede Municipal de Vilhena-RO. 

Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias, Universidade Federal de Rondônia (Unir)

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (2014). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar – Mestrado e Doutorado Profissional, da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

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Publicado

2025-07-08

Como Citar

Silva, I. M. da, Souza , N. H. A. de ., & Farias, K. S. C. dos S. (2025). Literatura infantojuvenil e educação antirracista: é (im)possível um currículo contracolonial?. Revista E-Curriculum, 23, e69185. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e69185

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Edição Temática ABdC 2025 “Subjetividades e subjetivações ..."