Notas de hesitação
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e69610Palavras-chave:
sexualidade, crianças, currículo, alteridade, sujeitoResumo
Este ensaio é um conjunto fragmentado de notas sobre currículo e sexualidade, com o objetivo de interrogar as gramáticas de reconhecimento da diversidade sexual e de gênero que as próprias pesquisas em currículo ajudaram a sedimentar. A questão não é somente entender o significado de uma sensibilidade suscetível a zonas erógenas múltiplas e contraditórias que vem ocupando as escolas, mas também o que essas zonas provocam nas abordagens curriculares sobre o reconhecimento da diferença, sobretudo no que se refere à transformação de gênero e sexualidade em temas de investigação. Em vez de rastrear normas de gênero e sexualidade em operação nos currículos, o argumento desdobra-se em torno do poder fantasmático da teorização curricular que herdamos em moldar sexualmente nossa subjetividade. Não se trata apenas de questionar como os corpos são disciplinados, mas também as fantasias dos nossos discursos teóricos.
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