A formação do professor interdisciplinar
50 anos de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e73516Palavras-chave:
interdisciplinaridade, formação de professores, histórias de vida, pesquisa-ação-formação , metáfora interiorResumo
O artigo versa sobre a formação interdisciplinar do professor e as contribuições do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sistematizando cinquenta anos de investigação sobre a formação do professor‐pesquisador em perspectiva interdisciplinar, delineando aportes teórico-metodológicos forjados na ação. A autora, a partir do acompanhamento prolongado do cotidiano docente na educação básica e superior, sustenta que a teoria da interdisciplinaridade só se legitima no fazer, exigindo procedimentos que reconectem histórias interrompidas e restaurem autoria, estética e ética do trabalho docente. Quatro princípios orientam a metodologia — espera, humildade, respeito e desapego —, articulados a centros de referência e à incorporação das Histórias de Vida como via de pesquisa-formação (Pineau, 2002), de pesquisa-ação-formação (Barbier, 1966) e de trabalho com metáforas e formas simbólicas (como mandalas), que permitem ao pesquisador descobrir sua “metáfora interior” e sua “marca registrada”. O movimento analítico combina linearidade e circularidade, alternando olhares “de dentro para fora” e “de fora para dentro”, para apreender contradições, impasses (labirinto) e transgressões como motores de criação teórica situada (Fazenda, 1994, 2021, 2023). Ao formar professores pela via interdisciplinar, a pesquisa evidencia efeitos para além do estudo pontual: recomposição da autoestima profissional, contágio da cultura escolar e emergência de coletivos autorais. Conclui-se defendendo procedimentos como uma “escuta sensível” e um rigor epistemológico que acolha o amor como força de elaboração, integrando práxis e reflexão na construção de conhecimento educacional.
Referências
BARBIER René. La Recherche–Action. Paris: Anthropos, 1966.
BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro, 2007.
BERGSON, Henri. Les deux sources de la morale et de la religion. Paris: Librairie Félix Alcan, 1932.
DILTHEY, Wilhelm. Filosofia e educação: textos selecionados. Organização e tradução de Maria Nazaré de Camargo Pacheco Amaral; Alfred Josef Keller. São Paulo: EDUSP, 2010.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Edições Loyola, 1979.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Editora Cortez, 1991a.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Edições Loyola, 1991b.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Editora Papirus, 1994.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). Didática e interdisciplinaridade. São Paulo: Editora Papirus, 1998.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). A virtude da força nas práticas interdisciplinares. Campinas: Papirus, 1999.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração como proposta de uma nova ordem na Educação. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Linguagens, espaços e tempos no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Os lugares dos sujeitos na pesquisa educacional. Campo Grande: UFMS, 2001.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Dicionário em Construção: Interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2021.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2023.
FOUREZ, Gerard. Fondements épistemologiques pour l’interdisciplinarité. In: LENOIR, Yves; REY, Bernard; FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Les fondements de l’interdisciplinarité dans la formation à l’enseignement. Canadá: Éditions du CRP/UNESCO, 2001.
GAUTHIER, Jacques Zanidê. A Questão da Metáfora, da Referência e do Sentido em Pesquisas Qualitativas: o aporte da sociopoética. Revista Brasileira de Educação, Anped, n. 5, p.127-142, jan.-abr., 2004.
GUSDORF, Georges. La vertu de force. Paris: PUF, 1967.
HUSSERL, Edmund.Ideias para uma filosofia pura e uma filosofia fenomenológica. São Paulo: Ideias & Letras, 2006.
LENOIR, Yves; REY, Bernard; FAZENDA, Ivani Catarina A. Les fondements de l’interdisciplinarité dans la formation à l’enseignement. Canadá: Éditions du CRP/UNESCO, 2001.
SOARES, Magda Becker. Em busca da qualidade em alfabetização: em busca... de quê? In: SOARES, Magda Becker (org.). Escola Básica. São Paulo: [s. n.], 1992. p. 45-53.
PINEAU, Gaston. Les Histoires de Vie. Paris: PUF, 2002.
PINEAU, Gaston et al. Chemins de formation au fil du temps. n.6. Les écritures de soi. Université de Nantes, 2003.
PINEAU, Gaston. Temporalidades na Formação. São Paulo: Triom, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista e-Curriculum

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.






