A formação do professor interdisciplinar

50 anos de pesquisa

Autores

  • Ivani Catarina Arantes Fazenda Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e73516

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, formação de professores, histórias de vida, pesquisa-ação-formação , metáfora interior

Resumo

O artigo versa sobre a formação interdisciplinar do professor e as contribuições do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sistematizando cinquenta anos de investigação sobre a formação do professor‐pesquisador em perspectiva interdisciplinar, delineando aportes teórico-metodológicos forjados na ação. A autora, a partir do acompanhamento prolongado do cotidiano docente na educação básica e superior, sustenta que a teoria da interdisciplinaridade só se legitima no fazer, exigindo procedimentos que reconectem histórias interrompidas e restaurem autoria, estética e ética do trabalho docente. Quatro princípios orientam a metodologia — espera, humildade, respeito e desapego —, articulados a centros de referência e à incorporação das Histórias de Vida como via de pesquisa-formação (Pineau, 2002), de pesquisa-ação-formação (Barbier, 1966) e de trabalho com metáforas e formas simbólicas (como mandalas), que permitem ao pesquisador descobrir sua “metáfora interior” e sua “marca registrada”. O movimento analítico combina linearidade e circularidade, alternando olhares “de dentro para fora” e “de fora para dentro”, para apreender contradições, impasses (labirinto) e transgressões como motores de criação teórica situada (Fazenda, 1994, 2021, 2023). Ao formar professores pela via interdisciplinar, a pesquisa evidencia efeitos para além do estudo pontual: recomposição da autoestima profissional, contágio da cultura escolar e emergência de coletivos autorais. Conclui-se defendendo procedimentos como uma “escuta sensível” e um rigor epistemológico que acolha o amor como força de elaboração, integrando práxis e reflexão na construção de conhecimento educacional.

Biografia do Autor

Ivani Catarina Arantes Fazenda, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora associada do CRIE (Universidade de Sherbrooke), membro fundador do Instituto Luso Brasileiro de Ciências da Educação-Universidade de Evora, e membro do CIRET/UNESCO. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade (PUC-SP).

Referências

BARBIER René. La Recherche–Action. Paris: Anthropos, 1966.

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro, 2007.

BERGSON, Henri. Les deux sources de la morale et de la religion. Paris: Librairie Félix Alcan, 1932.

DILTHEY, Wilhelm. Filosofia e educação: textos selecionados. Organização e tradução de Maria Nazaré de Camargo Pacheco Amaral; Alfred Josef Keller. São Paulo: EDUSP, 2010.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Edições Loyola, 1979.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Editora Cortez, 1991a.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Edições Loyola, 1991b.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Editora Papirus, 1994.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). Didática e interdisciplinaridade. São Paulo: Editora Papirus, 1998.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). A virtude da força nas práticas interdisciplinares. Campinas: Papirus, 1999.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração como proposta de uma nova ordem na Educação. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Linguagens, espaços e tempos no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Os lugares dos sujeitos na pesquisa educacional. Campo Grande: UFMS, 2001.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Dicionário em Construção: Interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2021.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2023.

FOUREZ, Gerard. Fondements épistemologiques pour l’interdisciplinarité. In: LENOIR, Yves; REY, Bernard; FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Les fondements de l’interdisciplinarité dans la formation à l’enseignement. Canadá: Éditions du CRP/UNESCO, 2001.

GAUTHIER, Jacques Zanidê. A Questão da Metáfora, da Referência e do Sentido em Pesquisas Qualitativas: o aporte da sociopoética. Revista Brasileira de Educação, Anped, n. 5, p.127-142, jan.-abr., 2004.

GUSDORF, Georges. La vertu de force. Paris: PUF, 1967.

HUSSERL, Edmund.Ideias para uma filosofia pura e uma filosofia fenomenológica. São Paulo: Ideias & Letras, 2006.

LENOIR, Yves; REY, Bernard; FAZENDA, Ivani Catarina A. Les fondements de l’interdisciplinarité dans la formation à l’enseignement. Canadá: Éditions du CRP/UNESCO, 2001.

SOARES, Magda Becker. Em busca da qualidade em alfabetização: em busca... de quê? In: SOARES, Magda Becker (org.). Escola Básica. São Paulo: [s. n.], 1992. p. 45-53.

PINEAU, Gaston. Les Histoires de Vie. Paris: PUF, 2002.

PINEAU, Gaston et al. Chemins de formation au fil du temps. n.6. Les écritures de soi. Université de Nantes, 2003.

PINEAU, Gaston. Temporalidades na Formação. São Paulo: Triom, 2004.

Downloads

Publicado

2025-12-29

Como Citar

Fazenda, I. C. A. (2025). A formação do professor interdisciplinar: 50 anos de pesquisa. Revista E-Curriculum, 23, e73516. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e73516

Edição

Seção

Edição Comemorativa: 50 Anos do Programa Educação: Currículo (PUC-SP) e 20 Anos da Revista e-Curriculum