<strong>POSSIBILIDADES E LIMITES DO USO DO PORTFÓLIO NO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR</strong>

Autores

  • Maria Lourdes Vieira Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação
  • Mara Regina Lemes De Sordi Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação

Palavras-chave:

Pedagogia Universitária - Avaliação da aprendizagem - Portfólio

Resumo

Esse artigo tem por objetivo socializar aos educadores e educandos interessados em novas práticas educativas, a possibilidade da utilização do Portfólio como recurso mediador da aprendizagem e da avaliação universitária. Trata-se de partilhar os resultados obtidos em pesquisa qualitativa trazendo marcas de mudanças necessárias em pensar e agir em educação implicadas no trabalho pedagógico e questionamentos que não se esgotam na proposição de novos instrumentos ou em formas procedimentais de registros dos avanços dos estudantes. A pesquisa reconhece a contribuição do Portfólio na promoção de novos processos relacionais, revela esforços de superação desenvolvidos por docentes que buscam novos caminhos para os desafios educacionais e finalmente permite confirmar que, a aprendizagem e a avaliação se afetam mutuamente e que inovações em uma delas favorecem a mudança da outra. Para tal a capacitação dos professores universitários deve discutir a avaliação em bases amplas e vinculadas ao trabalho pedagógico evitando soluções instrumentais para problemas de grande complexidade.

Biografia do Autor

Maria Lourdes Vieira, Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação

Doutora em Educação pela Unicamp: Ensino e Práticas Culturais

Mara Regina Lemes De Sordi, Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação

Pós-Doutora em Educação: Planejamento e Avaliação Educacional. Professora da Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação

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Publicado

2012-04-02

Edição

Seção

Artigos